Geral

Ponte Anita Garibaldi, o elo do desenvolvimento sul

Ponte de Laguna, que começou a ser construída em outubro de 2012, ganha forma e atrai olhares de quem passa pelo trecho Sul da BR-101

Foto: Douglas Saviato/Engeplus

Foto: Douglas Saviato/Engeplus

Um dos principais elos do desenvolvimento sul catarinense, a ponte Anita Garibaldi, ganha forma e atrai olhares de quem passa pelo trecho Sul da BR-101. No canal de Laranjeiras, no município de Laguna, onde a ponte começou a ser erguida, colaboradores de diferentes regiões do Brasil se unem para a construção daquela que, depois de pronta, vai impulsionar a economia sul catarinense e se tornará um dos principais cartões postais de Santa Catarina.

A ponte integra a maior obra do Governo Federal, em Santa Catarina, a duplicação da BR-101, que tem por objetivo desafogar o trânsito no trecho de Laguna. A expectativa, também, é de que mais investimentos se voltem ao Sul do Estado, equilibrando a diferença econômica entre o Sul e o Norte de Santa Catarina.

A obra começou a ser construída em outubro de 2012 e desde então os trabalhos são constantes. Em seis meses, a ponte já apresenta estruturas em terra e na lagoa Santo Antônio, por onde a obra vai passar. O empreendimento vai ser executado por um consórcio formado por três empresas construtoras: A Camargo Correa, que detém 50% da obra, a Aterpa AM Martins, de Minas Gerais, e a Construbase, de São Paulo, ambas com 25% da obra cada.

De acordo com o engenheiro responsável pela construção da obra, Mauro Maurini, a ponte tem um custo de R$ 600 milhões e é considerada tecnicamente complicada. “Por isso que as empresas se juntam. Atualmente, isso é tradicional no mercado, a formação de um consórcio a fim de executar as obras no prazo estabelecido”, explicou o engenheiro à reportagem do Portal Engeplus. A obra é executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte do Brasil (Dnit).

Acompanhe no vídeo produzido pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Governo Federal, de como será a construção da ponte Anita Garibaldi. Seu comprimento, sua localização e os materiais utilizados para a construção são abordados no vídeo. O audiovisual ainda ressalta que a construção da ponte Anita Garibaldi será o símbolo máximo de toda duplicação da BR-101, uma das maiores obras executadas pelo Governo Federal, que se concentram em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.