Trânsito

Pontes de madeira começam a ser trocadas por bueiros celulares em Içara

O projeto de macrodrenagem do Rio Três Ribeirões, que corta a cidade desde o bairro Tereza Cristina, passando pelo Jardim Silvana, Nossa Senhora de Fátima, finalizando no Mareli, segue em execução no bairro Nossa Senhora de Fátima com a substituição de pontes de madeira por bueiros celulares. A proposta prevê um total de 18 travessias; entre as novas e as que estão sendo trocadas.

Nesta semana, o prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon, acompanhado do secretário de Planejamento, Arnaldo Lodetti Junior, e da equipe técnica, vistoriou os trabalhos em execução na Rua Agenor Martinho Lima onde havia uma ponte danificada. A passagem vai contar com 34 peças (bueiros celulares) somando 17 metros de galerias, dispostas paralelamente (dupla).

“Somente no bairro Nossa Senhora de Fátima três pontes de madeira serão substituídas por bueiros celulares, deixando as travessias mais seguras. O projeto totaliza 18 passagens com bueiros celulares que substituirão as pontes existentes e também serão colocados em algumas novas travessias. A obra ainda contempla instrumentos públicos que contribuirão para a melhoria da qualidade de vida da população”, assinalou Murialdo Gastaldon.

Segundo Lodetti o trabalho na Rua Agenor Martinho Lima deve ser finalizado nos próximos 10 dias. “Em seguida executaremos o serviço na Rua Madre Paulina, e depois na travessia da Rua Santos Dumont. O prazo médio de trabalho em cada passagem, se o clima for favorável, é de aproximadamente 20 dias”, explicou acrescentando que até o fim de semana mais uma carga de bueiros celulares será entregue para a continuação dos serviços.

O projeto de desassoreamento e contenção de margens em canais compreende uma extensão de seis quilômetros, e ainda receberá gabiões nos pontos urbanizados e alargamento do rio nos outros pontos (etapa já finalizada), urbanização com pista de caminhada, ciclovia e academia ao ar livre.

A obra realizada em parceria com o governo Federal por meio do Ministério das Cidades e CEF, está orçada com o valor de repasse de R$ 4.342.378,58. O projeto foi feito pela empresa Alleanza Projetos e Consultoria Ltda e está sendo executado pela Construtora Nunes.

Colaboração: Alexandra Cavaler / Comunicação Prefeitura de Içara

 

[soliloquy id=”112256″]