Geral

Ponto turístico recebe centenas de visitantes na Esplanada

Uma alternativa para quem não aprecia as águas agitadas e salgadas do mar é aproveitar o famoso piscinão

Uma alternativa para quem não aprecia as águas agitadas e salgadas do mar é aproveitar o famoso piscinão, ponto turístico do Balneário Esplanada. Situado na Zona Sul do balneário, o piscinão é um dos locais que mais recebe turistas, veranistas e moradores do balneário.

Com quase duas décadas de história, o ponto turístico começou de forma bem rudimentar. José Leopoldo assumiu o bar ao lado do ponto turístico, há oito anos, quando tudo era precário. “Isso aqui era um boteco, uma meia água, aí eu derrubei e construí um novo”, lembra. Junto com o estabelecimento, José também contribuiu com a evolução do piscinão. “O piscinão era bem pequeno, mas conseguimos aumentar, antes tinha 15 metros de extensão, hoje tem aproximadamente 50”, compara.

Segundo o site Engeplus, antes de José assumir o estabelecimento, o outro proprietário do bar já trabalhava no local há cerca de oito anos, o que leva a crer que o ponto turístico exista há pelo menos 16 anos. O ex-proprietário foi quem drenou o local, transformando em piscinão, que até então era apenas um arroio. No passado, a água era cercada com sacos de areia, ao passar dos anos os sacos deram lugar ao concreto que hoje cerca o ponto turístico, que possui 80 centímetros de altura.

Visitantes – De acordo com José Leopoldo, no fim de semana o movimento no piscinão é intenso. “Domingo é o dia de maior movimento, passam por aqui entre 800 a mil pessoas”, estima. Entre os visitantes estão desde pessoas da região Sul até estados vizinhos, como o Rio Grande do Sul. “Vez ou outra aparece um argentino, até português já esteve visitando aqui”, revela José.

Melhorias pedidas, mas não atendidas – Para José, a prefeitura deve melhorar os acessos, realizar limpezas regularmente no local e principalmente ter um posto de guarda-vidas, para receber com mais comodidade os visitantes. “São coisas que precisam ser melhoradas”, sugere.