Geral

População vai escolher árvore símbolo da cidade

A secretaria Municipal de Agricultura e do Meio Ambiente de Siderópolis lançou na última segunda-feira um programa de arborização urbana. O programa pretende, além de difundir e valorizar a flora brasileira, promover uma visão organizada da arborização urbana e a importância da preservação ambiental, em especial da flora nativa. Na primeira etapa, será feita a escolha da árvore símbolo do município de Siderópolis através de votação. Na segunda etapa, o plantio da espécie símbolo em diversas localidades do município.

O engenheiro agrônomo da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Ronaldo Remor, explica que foram sugeridas três espécies de árvores nativas para votação, mas a comunidade pode sugerir outra espécie de árvore que será avaliada pela comissão formada pela prefeitura, Cidasc e Epagri.

Os critérios utilizados para a escolha das três espécies que são: características das próprias árvores, dos locais a serem plantadas, técnicas de plantio, manutenção, podas, tolerância a poluentes e a baixas condições de aeração do solo. “Outro detalhe importante é a presença de odores, tempo de crescimento e de longevidade, tamanho e cor das flores e frutos, época e duração do florescimento e frutificação, entre outros”, acrescenta a engenheira ambiental da secretaria, Franciele Anselmo Ferreira.

As árvores que podem ser votadas como símbolo de Siderópolis são: Ingá-feijão (IngamarginataWilld), Quaresmeira (Tibouchina granulosa (Desr.) Cgn) e Sibipiruna (CaesalpiniapeltophoroidesBenth).

A votação iniciará nesta quinta-feira, dia 8 de agosto, e se estende até os dias 23 e 24 de agosto, onde acontecerá também a votação na praça da igreja matriz. A divulgação da árvore escolhida será feita no dia 21 de setembro (Dia da Árvore) com o plantio de mudas.

A votação pode ser feita através do site da prefeitura, endereço www.sideropolis.sc.gov.br, www.sidera.com.br, www.portalsideropolis.com e www.sideraemfoco.com.br. Segundo os engenheiros da prefeitura, é importante nesse momento que a comunidade participe da escolha.

Colaboração: Cris Freitas/Imprensa PMS