Geral

Porto de Imbituba recebe investimentos do Governo Federal

São R$ 54,2 bilhões para terminais marítimos

Um pacote de investimentos para os terminais marítimos de todo o Brasil foi anunciado pelo ministro-chefe da secretaria de portos, Leônidas Cristino. A estimativa é que a licitação seja realizada ainda neste semestre.

O governo federal tem um plano de atrair investimentos de R$ 54,2 bilhões, até 2017, para reduzir o preço do frete no país. No 'pacote de melhorias estão incluídos 159 terminais, entre eles o Porto de Imbituba.

A prioridade do governo são os terminais com contratos vencidos em 2012 ou com prazo para expirarem este ano. Nos outros terminais, cujos contratos seguem em vigência até 2017, os estudos de viabilidade devem ser concluídos até o fim deste ano.

Nova administração

Em novembro do ano passado, o governo federal assinou um convênio para repassar a administração do Porto de Imbituba para o estado. O convênio tem duração de dois anos. O governo catarinense sinalizou à União que tem interesse de assumir o controle do empreendimento por mais tempo. Nos últimos 70 anos, a administração do Porto estava sob a responsabilidade da Companhias Docas. A empresa entrou com recursos judiciais para se manter no comando até 2016, mas não teve êxito. Hoje, o Porto é gerido pela SC Participações e Parcerias, uma autarquia do estado.

Trabalhador

No conjunto de medidas anunciadas esta semana, de melhorias nos portos brasileiros, também está a valorização dos profissionais. A regulação do serviço de praticagem, cujo profissional auxilia o navegante onde há trânsito de navios, é um exemplo. Além disso é prevista a contratação de mais profissionais, por meio de concurso público.

Dragagem

Investimentos para ampliar a capacidade dos portos brasileiros também integram as medidas anunciadas pela União. O Plano Nacional de Dragagem 2 prevê alargamento e aprofundamento de canais de acesso, além da dragagem de bacias de evolução e berços. Os serviços serão realizados por empresas privadas, assim como a manutenção, e serão divididos em cinco blocos, conforme a necessidade específica de cada porto.