Geral

Poste cai e deixa centenas de consumidores sem energia elétrica em Lauro Müller

Um poste de energia elétrica caiu e uma rede de alta tensão foi rompida, por volta das 17h45min, desse domingo (24), às margens da Rodovia SC-390, no km 229, no bairro Arizona, em Lauro Müller. De acordo com o gerente da Divisão Técnica da Celesc de Criciúma, Jânio Canela, 103 unidades consumidoras foram atingidas em parte dos bairros Arizona e Bela Vista, entre elas um posto de combustíveis, a Delegacia de Polícia e o Destacamento da Polícia Militar. A interrupção afetou também cerca de 800 consumidores da Coopermila, em diversas comunidades rurais do município, entre elas Morro da Palha, Vargem Grande, Rio Capivaras Baixo, Rio da Vaca, Rio Amaral Rádio, Rio Amaral Gruta e Rio Amaral Primeiro.

Diante da situação que Lauro Müller não conta mais com o serviço de plantão, uma equipe da Celesc de Criciúma foi acionada para resolver o problema e chegou por volta das 20h15min, cerca de duas horas e trinta minutos depois do ocorrido. Uma manobra na rede permitiu reestabelecer a energia, por volta das 21horas, para as unidades consumidoras atingidas nos bairros Arizona e Bela Vista. Porém, os consumidores da Coopermila, permaneceram sem energia até 00h20min, aguardando a vinda de outra equipe para a substituição do poste.

Conforme Jânio Canela, a regional do Extremo Sul atende de Lauro Müller a Passo de Torres. Ele explica ainda que inspeções são realizadas diariamente pela equipe com o objetivo de detectar problemas como este. “Isso é feito, pelo menos, uma vez a cada seis meses em todos os municípios. Lauro Müller é a cidade que mais foi feito manutenção e construção de rede nova. Da nossa regional, é o município com melhor desempenho dos trabalhos, tendo os melhores índices de operação e manutenção da rede. Contudo, nós estamos com dificuldade de conseguir tanto poste de madeira quanto de concreto, nossa regional não está recebendo o material para fazer manutenção”, alegou.

O presidente da Coopermila, Alcimar De Brida, esteve no local acompanhando o caso e ressaltou que a solução deste problema poderia ter sido agilizada se o serviço de plantão da Celesc não tivesse sido cortado no município de Lauro Müller. “É inaceitável que o nosso município não tenha mais uma equipe de plantão. Consideramos uma falta de respeito com todos os consumidores. Além disso, atendemos diversos aviários, granjas e produtores de leite, que foram afetados pelo problema, podendo gerar grandes prejuízos aos produtores por essa demora”, lamentou o De Brida.

O gerente da Divisão Técnica da Celesc de Criciúma, por sua vez, explicou que a decisão trata-se de uma medida administrativa. “Durante a semana, após o horário comercial, há serviço de sobreaviso até as 23 horas. É muito difícil haver ocorrência após esse horário. Caso algo aconteça após esse horário ou durante o fim de semana, o atendimento é feito pela equipe de Criciúma”, explicou Jânio Canela.

A Polícia Militar Rodoviária – PMRv de Guatá também esteve no local. A causa do incidente ainda não foi informada pela Celesc, mas a principal hipótese é a deterioração do poste, que ainda é de madeira.

Plantão da Celesc em Lauro Müller é reivindicação de lideranças do município

O serviço de plantão no município de Lauro Müller foi cortado pela Celesc recentemente. Uma comitiva formada por lideranças do município, entre elas o prefeito Fabrício Kusmin Alves, o presidente do Poder Legislativo, Helder Velho, e demais vereadores, juntamente com o presidente da Coopermila, Alcimar De Brida, esteve na última semana em Florianópolis tratar deste assunto com o presidente da Celesc, Cleverson Siewert. Segundo De Brida, mesmo assim, as providências não foram tomadas.

“Ele alegou que não justifica ter plantão na cidade por haver poucas ocorrências fora do horário comercial. Isso é inaceitável, pois esse serviço de plantão oferecido agora não é suficiente devido às horas que precisamos ficar sem energia em casos como este. É muito tempo aguardando um atendimento”, lamentou De Brida.

[soliloquy id=”176250″]