Economia

Poupança não deve ser considerada uma forma de investimento

Apesar de ser um assunto muito discutido atualmente, ainda há poupadores com dúvida no assunto

Com a mudança realizada pelo Governo Federal no dia 4 de maio, a poupança passou a render conforme a taxa Selic, a taxa básica de juros. “A partir da baixa de 8,5% da Selic ela vai começar a render 70% da Selic mais a TR. Portanto ela fica fixa a partir de 8,75 da Taxa Selic, abaixo disso ela irá variar conforme a variação da selic”, explica o economista Jorge Antonio Marcelino. Com a queda histórica da taxa Selic no última dia 30 a nova regra começou a ser aplicada. Enquanto que no modelo anterior ela rendia 6% ao ano, hoje ela rende 5.95% ao ano, ou seja, só meio ponto percentual a menos.

Segundo o economista, a finalidade da poupança não é ser um instrumento para ganhar dinheiro. “Para o pequeno poupador ela tem a vantagem de possuir liquidez, é fácil depositar, é fácil sacar e também é seguro. O pequeno poupador deve estar ciente de que aquele dinheiro é para guardar e não para obter uma renda em cima daquele montante”, afirma.

Para quem deseja investir e obter maior retorno financeiro, Marcelino aconselha optar por outras operações. “Nós temos os títulos de governo, títulos nacionais, títulos internacionais e também os de bancos privados, que dependo do tempo que você quer deixar o dinheiro, dependendo do montante, você tem vantagens muito maiores do que a poupança”, opina.

Entenda as mudanças

Conforme o especialista, a estimativa é que a taxa Selic, que regula todas as operações, continue caindo. Apesar de as taxas de juros estarem mais baixas, a nível mundial está muito elevada. “O Brasil está cobrando as maiores taxas do mundo. Se nós quisermos termos equivalência com o planeta nós teremos que baixar essa taxa”, completa.

Marcelino alerta ainda para o chamado Spread, a diferença entre os juros do Governo e os juros que os bancos cobram. “Essa é a política de Governo, a intenção é de baixar esse custo para o nosso bolso. O que está acontecendo é que nós ganhamos pouco quando aplicamos, mas pagamos muito quando tomamos esse dinheiro lá no banco”, esclarece.

Com as taxas de juros diminuindo o Governo modificou também a poupança para impedir que os investidores de outras operações migrassem para a poupança. “Isso porque o Governo tem alguns subsídios, as despesas de IOF são um pouco menor, também é isento de imposto de renda. Em outras operações o Governo cobra encargos e impostos. Já que a poupança tem menos encargo o Governo arrecada menos”, pontua.

Portal Satc – Camila Marini