Geral

Praias da terão mais câmeras e reforço policial

A praia de Laguna terá, além da instalação de mais dez câmeras de segurança, reforço no efetivo policial

Para garantir a tranquilidade de veranistas e turistas nas praias da região, ações são planejadas pela Polícia Militar para coibir a criminalidade. Laguna, um dos municípios mais frequentados, receberá mais dez câmeras de segurança.

A intenção da secretaria de segurança pública (SSP) é que os equipamentos estejam em funcionamento até o sábado da próxima semana, data em que inicia a temporada de verão.

Os postes e as caixas que vão abrigar as câmeras já foram colocados nas ruas que serão vigiadas. O processo de energização termina hoje. A Central de Videomonitoramento, de onde as imagens serão acompanhadas, ficará pronta no primeiro trimestre do próximo ano.

“Mas vamos realizar o trabalho normalmente em uma sala que adequamos para este fim no Copom. O importante é que estaremos com mais este recurso para a temporada”, valoriza o sub-comandante da Guarnição Especial da Polícia Militar de Laguna, capitão Dante da Costa Chierighini.

Além das dez câmeras que serão instaladas, a cidade possui outras 18 desde o primeiro semestre deste ano, distribuídas em vários pontos do Centro Histórico. As imagens são monitoradas pela Guarda Municipal. “Já estes novos equipamentos serão instalados em locais estratégicos, como nas entradas e saídas da cidade”, antecipou Chierighini à reportagem do Jornal Notisul.

Quanto ao reforço de policiais militares para a temporada de verão, segundo o comandante da Guarnição Especial de Laguna, tenente-coronel Flávio Knabben, a solicitação foi feita à 8ª Região da Polícia Militar de Tubarão. Haverá um incremento do efetivo, mas o número ainda não está definido.

Imbituba contará com expressivo reforço policial e mais câmeras

A estratégia de reforço policial para a temporada de verão em Imbituba está definida. A praia do Rosa terá um aumento de 14 policiais, que serão deslocados de Braço do Norte e Imaruí. Garopaba contará com 22 policiais a mais em seu efetivo. Os profissionais virão de Florianópolis, Santo Amaro da Imperatriz e Palhoça.

Este aumento ocorrerá a partir do próximo dia 20. “Todo o efetivo de Imbituba estará à disposição para ser aplicado na operação veraneio. Não haverá férias e nem licenças para que possamos garantir a segurança em Itapirubá, praia da Vila, Ribanceira e Barra da Ibiraquera.

Hoje, a cidade possui nove câmeras de segurança: duas no bairro Nova Brasília, seis no centro e uma no canto da praia da Vila. Até a temporada e verão este número será ampliado. A praia do Rosa receberá seis equipamentos.

Um estudo para a colocação de mais duas no bairro Nova Brasília e uma na localidade de Divinéia está em andamento e os equipamentos também devem ser colocados antes da alta temporada. Desta forma, o município terá, ao todo, 18 câmeras.

Jaguaruna terá maior efetivo e postos recebem melhorias

Os balneários Arroio Corrente, Camacho, Campo Bom e Esplanada, em Jaguaruna, receberão o reforço de 30 policiais militares na segurança. “Eles serão removidos de Tubarão para atender estas praias, mas isto não vai alterar a rotina da Cidade Azul”, assegura o comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar de Tubarão, tenente-coronel Ângelo Bertoncini.

Segundo ele, quando ocorrerem festas e eventos nestes balneários, principalmente nos fins de semana, o deslocamento no número de policiais será maior, inclusive com o envio de guarnições do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) e viaturas, especialmente as motocicletas, por terem acesso rápido.

Os quatro postos da Polícia Militar nas praias serão repaginados, com nova pintura e sinalização. Com isto, veranistas e turistas terão um atendimento mais qualificado e mais ágil.