Economia

Prazo para parcelar IPVA de veículos com placa final 1 vai até dia 11 em SC

Pagamento antecipado pode ser feito até 31 de janeiro; não há desconto.

Foto: Secretaria da Fazenda de SC/Divulgação

Foto: Secretaria da Fazenda de SC/Divulgação

Termina no dia 11 de janeiro o prazo para donos de veículos com placa de final 1 que quiserem parcelar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Essa é a data-limite para que seja feito o pagamento da primeira das três parcelas do imposto.

O prazo para pagamento em conta única é dia 31 de janeiro. De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda, não há desconto para quem fizer o pagamento antecipadamente.

As datas de vencimento variam de acordo com o final das placas dos veículos. No caso das placas com final 1, as demais parcelas têm vencimento no dia 10 de fevereiro e em 10 de março. A tabela com as datas está disponível do site da Secretaria da Fazenda.

Os valores do IPVA 2016 estão menores do que no ano anterior. Automóveis, por exemplo, estão com preço 4% menor. Isso porque a base de cálculo do imposto é o valor de mercado do veículo aferido pela tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Os valores, que variam conforme modelo e ano de fabricação, também, podem ser consultados nosite da Fazenda.

A previsão da Secretaria de Estado da Fazenda é arrecadar R$ 1,56 bilhão com IPVA em 2016. O valor corresponde a quase 10% da arrecadação própria de Santa Catarina.

Sem boletos

Em Santa Catarina, não existe nenhum tipo de encaminhamento de documentos para pagamento de IPVA, informou Nilson Rodolfo Scheidt, gerente de Arrecadação da Diretoria de Administração Tributária da Secretaria de Estado da Fazenda.

O pagamento é feito eletronicamente pela site do Departamento Estadual do Trânsito (Detran) ou pelo autoatendimento no Banco do Brasil. Há também a alternativa de fazer o pagamento pela cooperativa dos despachantes.

Ainda segundo o gerente, o índice de inadimplência não passa de 3% no estado. O objetivo da Secretaria, no médio e longo prazo, é acabar com qualquer tipo de emissão em papel, inclusive boletos.

Com informações do site G1 SC