Geral

Prefeito de Criciúma alerta para ameaça de fechamento de indústria cerâmica

A ameaça de fechamento é tratada também pelo Sindicato dos Trabalhadores

Unidade da antiga Cerâmica Eldorado, em Criciúma – Foto: Google Maps

O fantasma do desemprego no setor ceramista, mobiliza forças sindicais e políticas em Criciúma. O prefeito Clésio Salvaro, gravou um vídeo anunciando a mobilização para tentar evitar o fechamento da unidade Eldorado do Grupo Dexco. A empresa não confirma a informação. As informações são do colunista do ND+ João Paulo Messer.

No vídeo o prefeito de Criciúma fala em perda de 400 a 500 empregos. Já o presidente do Sindicato dos trabalhadores no Setor Ceramista, Itací de Sá acredita que este número seja menor, em torno de 250 empregos diretos.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

A informação é de “chão de fábrica” sem qualquer movimento prático até o momento. A especulação fala em fechamento da linha de produção com manutenção, temporária, apenas do setor de retífica que atende o estoque existente.

Já na sua fala o prefeito Clésio Salvaro falou em mobilização política que envolva o governador do Estado e todos os órgãos estaduais possíveis como a SC Gás, que é fornecedora da empresa.

O setor ceramista teve seus melhores momentos, nesta última década, nos anos de 2020, 2021 e até metade de 2022. De lá para cá as vendas tem caído vertiginosamente em todas as indústrias do Sul. A mesma empresa Dexco, atual proprietária da unidade da antiga Cerâmica Eldorado teve procedimento parecido com a Ceusa, que tinha duas unidades em Urussanga. A mais antiga foi fechada absorvendo a produção da unidade mais nova.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Com informações ND+