Geral

Prefeito deve decretar situação de emergência em Criciúma

Documento com danos na cidade será levado ao prfefeito, Clésio Salvaro

Um temporal de pouco mais de 15 minutos ocorrido por volta das 16 horas causou estragos em Criciúma. A região do bairro Próspera foi a mais atingida. Porém, outros pontos da cidade que ficam na mesma região, como o bairro Ana Maria e o Loteamento Vida Nova também foram afetados. Alguns bairros ficaram por horas sem o fornecimento de energia elétrica.

Conforme informações da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil Ângela Mello, de imediato a equipe está nas ruas atuando no processo de atendimento e resposta aos atingidos. Um levantamento dos dados está sendo providenciado paralelamente aos serviços e será encaminhado ao prefeito Clésio Salvaro, apontando a necessidade de decreto de situação de emergência.

O prefeito Clésio Salvaro e o vice Márcio Búrigo também percorreram os locais atingidos. “Gostaríamos de pedir para os criciumenses que redobrem o cuidado neste momento. Os motoristas principalmente. A Defesa Civil está acompanhando tudo e a secretaria de infraestrutura vai começar com os reparos mais urgentes”, garantiu Salvaro. 

O prefeito adianta que todas as providências para atender os criciumenses que sofreram com o temporal estão sendo tomadas. Ele conta que as equipes da prefeitura estão nas ruas trabalhando para o restabelecimento de sinaleiras, unidades de saúde e cobertura de casas e escolas junto da Defesa Civil. “Acredito que amanhã pela manhã devemos decretar situação de emergência, aguardo apenas o relatório da Defesa Civil para analisar se isso ocorrerá de fato ou não”, confirmou.

Ainda nas ruas, Ângela relatou que até o momento foram registrados destelhamentos de casas, de empresas e prédios públicos, além de queda de árvores que estão atrapalhando o trânsito. Segundo ela, a loja Havan, localizada no Criciúma Shopping foi fechada por ter sido parcialmente destelhada e por ter vazamento de água em algumas luminárias. O Centro Social Urbano, no mesmo bairro também teve parte do telhado destruído pela força do vendaval. No Parque das Nações, lixeiras foram deslocadas e atiradas pelo vento. Telhas da Central do Trem também saíram do lugar. As portas de vidro do restaurante também foram derrubadas pelo temporal.

Ângela Mello pontuou ainda que na Rodovia SC-446 uma árvore caiu no meio da rua interrompendo o trânsito. “Estamos levando lona para cobrir o telhado das casas e vistoriando os locais que precisam ser reparados inicialmente. Até uma escola teve parte do telhado danificado”, explicou a coordenadora. Segundo ela, ninguém se feriu.

Temporal assusta moradores

Na casa do operador de corte e solda, Fernando Farias, parte da parede do banheiro, da cozinha, da garagem e grande parte do telhado da casa foram destruídos. Morador do bairro Ceará a 20 anos, nunca viu nada parecido acontecer. Ele disse que a chuva passou forte e assustadora.

O funcionário público Sandro do Nascimento passou pelo mesmo problema. Ele mora na casa há seis meses, no bairro Ceará e também teve a mesma toda destelhada. “Temos um bebê de colo, quando tudo aconteceu foi tão rápido que só tentamos nos proteger”, disse ele.

Kênia Pacheco/Decom Prefeitura de Criciúma

[soliloquy id=”16790″]