Geral

Prefeitos da Amrec querem audiência com Ministro de Minas e Energia para tratar da ACP do Carvão

Os prefeitos encaminharam que vão entrar em contato com os três deputados federais do Sul de Santa Catarina para intermediar uma audiência com o Ministro de Minas e Energia

Divulgação

Os prefeitos da Associação dos Munícipios da Região Carbonífera estiveram reunidos nesta quinta-feira (08/07) para debater a Ação Civil Pública (ACP) do Carvão, que trata das áreas degradas pela mineração e do licenciamento para uso. Os prefeitos encaminharam que vão entrar em contato com os três deputados federais do Sul de Santa Catarina para intermediar uma audiência com o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para tentar resolver a situação.

O promotor do Ministério Público Federal (MPF), Dermeval Ribeiro Vianna Filho, participou da reunião de forma virtual, assim como alguns prefeitos, presidentes de Fundações Municipais de Meio Ambiente e procuradores municipais. Já o Coordenador Regional de Meio Ambiente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Marcos Favro, participou de forma presencial, assim como prefeitos e membros dos colegiados de Meio Ambiente e Procuradores.

A reunião foi presidida pelo segundo vice-presidente da AMREC e prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Faveri. “Tratamos das demandas que os municípios possuem neste assunto, e o travamento da liberação dessas áreas para construção e edificações atrasa o desenvolvimento da região. Se busca uma solução conjunta que envolva o Ministério Público, o IMA, os municípios, os empreendedores e as empresas mineradores do passado”, afirmou o prefeito.

Os prefeitos encaminharam um pedido de audiência junto ao Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. A ideia é que os deputados federais da região (Ricardo Guidi, Geovania de Sá e Daniel Freitas) possam fazer essa intermediação. “Queremos tratar de forma coletiva desse assunto que envolve o desenvolvimento da região carbonífera”, disse o prefeito Fernando.

Notícias Relacionadas

Forquilhinha decreta situação de emergência após alagamentos

Últimos dias para eleitores com deficiência pedirem mudança para seção com acessibilidade

Senado aprova redução na idade mínima para laqueadura

Fifa antecipa início da Copa do Mundo para 20 de novembro

Jogo entre Catar e Equador abrirá o próximo Mundial