Geral

Prefeitos elegem diretoria do Consórcio Intermunicipal de Atenção à Sanidade Agropecuária

O prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, foi eleito presidente do Consórcio Intermunicipal de Atenção à Sanidade Agropecuária da Região Carbonífera (Ciasamrec) na tarde desta terça-feira, 04, durante Assembleia Geral realizada na sede da Amrec. Foi escolhido vice-presidente do consórcio o prefeito de Morro da Fumaça, Agnaldo Maccari, e a presidência do Conselho Fiscal ficou a cargo do prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon. O Ciasamrec foi criado para aderir ao Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), que permite a legalização e implementação de novas agroindústrias, facilitando a comercialização dos produtos industrializados localmente no mercado formal em todo o território brasileiro.

“Com a eleição da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal, o contrato do consórcio será encaminhado aos prefeitos, que deverão transmiti-los às Câmaras Municipais para ratificação. O Ciasamrec vai ajudar a desenvolver agroindústrias e grupos familiares, trabalhando em conjunto com as equipes de veterinários dos municípios da região da Amrec”, explica o assessor Contábil da Amrec, Jacimar Torres. O consórcio vai funcionar na sede da Amrec e contará com um diretor executivo e técnico, um médico veterinário e um agente administrativo. “O veterinário vai cumprir o papel de gestor público regional, visitando e fiscalizando se os locais estão dentro dos procedimentos necessários para o andamento dos trabalhos. A abrangência será estadual e federal, ou seja, o agricultor poderá vender seus produtos no Estado e para todo Brasil”, explicou o presidente do Colegiado de Agricultura da Amrec, Salomão Roman da Silveira.

Após a eleição, os prefeitos acompanharam a apresentação da proposta de regionalização do turismo, elaborada pela Satc. A explanação do “Diagnóstico de Turismo da Amrec” foi realizada pelo diretor da Escola Técnica da Satc, João Luiz Novelli e pelo coordenador do curso técnico em Guia de Turismo Nacional da Satc, Ari Azambuja de Oliveira. O presidente da Amrec lembrou que o turismo foi elencado como uma das bandeiras da associação para os próximos quatro anos.

Segundo Novelli, é de extrema importância regionalizar o turismo e, para isso, deve ser feito um diagnóstico em cada cidade, abordando o turismo religioso, rural, entre outros. “Percebemos a importância disso tudo, porque estamos atrás da região Norte não só na indústria, mas no turismo também”, exemplificou. O coordenador Ari Azambuja falou dos objetivos do diagnóstico, que servirá para saber das potencialidades de cada cidade. “Este projeto envolve profissionais de turismo, história, museologia, geografia e outros. Nosso intuito é fazer um estudo de toda a região, verificando rotas turísticas, acessibilidade, tipologia, estruturas de informações turísticas, inventários, operadoras e agência, bem como a estrutura hoteleira”, pontuou.

Conforme o coordenador, não se faz turismo sem vincular a história. “Precisamos fazer também um levantamento de museus existentes, planejamento de marketing e logística. Estimamos que as equipes irão percorrer mais de 11 mil km, com máquinas fotográficas e filmadoras, permanecendo uma semana em cada cidade”, prevê. De acordo com Lei Alexandre, a proposta foi discutida, porém, a decisão final ficará para uma próxima reunião, pois depende de recursos financeiros. “De minha parte, achei um projeto bastante interessante. Precisamos ter material de divulgação, como um mapa do turismo, mostrando o que o turista vai encontrar na região. Acredito que esta é a solução para o turismo, é preciso integrar um pouco mais estas questões”, relatou.

Marcha à Brasília

Na oportunidade, os prefeitos também discutiram sobre a possibilidade de participarem da Marcha à Brasília, que ocorrerá de 08 a 11 de julho. Até o momento, confirmaram presença os prefeitos de Forquilhinha, Treviso, Lauro Müller, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Içara, Balneário Rincão e Siderópolis. “É importante participar para fortalecer o movimento municipalista. A Amrec vive um momento importante, onde a maioria dos prefeitos inicia seus mandatos. Esperamos que todos estejam motivados a participar e debater os temas comuns à toda a região”, ressaltou o presidente da Amrec e prefeito de Forquilhinha, Lei Alexandre.

A Diretoria Executiva do Ciasamrec ficou assim composta:

Presidente: Ademir Magagnin (Cocal do Sul)
1º. Vice-Presidente: Agnaldo David Maccari (Morro da Fumaça)
2º. Vice-Presidente: Evandro Luis Gava (Nova Veneza)
1º. Secretário: Johnny Felippe (Urussanga)
2º. Secretário: João Réus Rossi (Treviso)

Conselho Fiscal

Presidente: Murialdo Canto Gastaldon (Içara)
Membro: Fabricio Kusmin Alves (Lauro Muller)
Membro: Márcio Búrigo (Criciúma)

Suplentes:

Membro: Vanderlei Alexandre (Forquilhinha)
Membro: Marco Antonio B. Cascaes (Orleans)
Membro: Hélio Roberto Cesa (Siderópolis)