Saúde

Prefeitura de Criciúma investe R$ 161 mil em prevenção à saúde

Foto: Neka Dal Pont

Foto: Neka Dal Pont

O incentivo aos cuidados com a saúde precisa ser constante em qualquer esfera. A prevenção deve ser tratada como prioridade. Muitos problemas podem ser evitados quando se buscam alternativas antes destes surgirem, impedindo assim, que tomem maiores proporções. O Governo de Criciúma entregou para a Secretaria Municipal de Saúde, na manhã desta quarta-feira (29), oito motocicletas e uma ambulância.

A nova ambulância visa dar mais conforto na condução dos pacientes. O veículo, climatizado, garante boas condições de transporte aos usuários. “A entrega dessa ambulância e das motos representa a preocupação que nós temos com os criciumenses, o investimento é na prevenção da saúde da população. Nós colocamos as pessoas em primeiro lugar”, frisou o prefeito Márcio Búrigo.

As motocicletas, também entregues na solenidade, serão disponibilizadas para a equipe do Programa de Combate à Dengue. “Esse ato fica marcado pelo compromisso assumido pela Administração Municipal com a saúde da comunidade criciumense. A equipe do programa identificou nas rondas 15 casos suspeitos de dengue, dos quais apenas um se confirmou, caso esse, que foi “importado” de São Paulo. A fiscalização constante da equipe se faz necessária diante de um problema tão grave como a dengue, nós sabemos que quando se fala em saúde a prevenção é a melhor solução”, comentou o secretário da saúde, Paulo Conti.

Diversas áreas foram mapeadas em Criciúma pela equipe do programa. Nesse mapeamento, foram identificados 150 pontos estratégicos onde 575 armadilhas foram plantadas. “A vantagem de usar motos para fazer a fiscalização em locais de risco é que veículos maiores, como carros, não conseguem entrar em ruas estreitas e pequenos becos da cidade, diminuindo a efetividade do programa. Os agentes, além de plantarem as armadilhas, conscientizam as pessoas para que não deixem água parada em piscinas e vasos”, destaca Conti.

Outra ambulância, de maior porte, também será entregue à Secretaria Municipal de Saúde já nos próximos dias.

Colaboração: Susane Meireles