Poder Executivo

Prefeitura de Laguna estuda parcelar pagamento de servidores

Foto: Elvis Palma/DS

Foto: Elvis Palma/DS

O ano mudou, a gestão também, mas muitos servidores efetivos da prefeitura de Laguna ainda não receberam os salários de dezembro de 2016. De acordo com o Sindicato dos Servidores, 60% dos servidores efetivos da cidade não receberam o pagamento de dezembro.

Segundo Azomar Miranda, presidente do sindicato, conforme a Lei Orgânica do Município os salários deveriam ter sido pagos no dia 31 de dezembro. “Já falamos com o prefeito Mauro Candemil sobre o problema, e ele nos falou que a situação é delicada, pois não há dinheiro em caixa. A prefeitura ainda na gestão anterior, de Everaldo dos Santos, recebeu no fim de dezembro os recursos referentes ao repasse da multa de repatriação, que eram suficientes para quitar a folha”, diz Azomar. 

A prefeitura informou que os salários dos servidores podem precisar ser parcelados. “Em relação ao atraso dos pagamentos de dezembro dos servidores públicos, a prefeitura está trabalhando para normalizar o mais breve possível, visto a situação deixada pela administração anterior. Para isto, está sendo analisada a possibilidade de efetuar o pagamento de forma parcelada, para que o salário da primeira folha de 2017 não seja prejudicado”, informou o órgão em comunicado. 

A Associação de Motoristas da Prefeitura de Laguna – Ampla divulgou na sexta-feira uma nota de repúdio apontando que “a realidade de muitos funcionários efetivos da prefeitura de Laguna é desmotivante, pois estamos no mês de janeiro de 2017 e grande parcela dos funcionários efetivos ainda não recebeu os seus vencimentos referentes ao mês de dezembro de 2016”. 

Segundo a entidade um dos problemas foi o critério utilizado pelo último gestor, Everaldo, em pagar por secretarias. “Importante ressaltar que mesmo com o fundo de repatriação dos municípios, repassado através do governo federal às prefeituras, o pagamento não foi quitado pelo gestor anterior, pelo fato de ter dado prioridade a outros pagamentos e não à folha do servidor público municipal. Esperamos a atenção e compreensão do atual prefeito na solução dessa questão”, aponta a nota.

Problema antigo

Não é de hoje que o pagamento dos servidores municipais de Laguna vem sendo um problema. Os constantes atrasos durante o governo de Everaldo dos Santos foram alvo de manifestações, denúncias e de processos judiciais. O sindicato dos servidores conseguiu enfim o bloqueio de valores para garantir os salários, mas nem isso foi suficiente para resolver o problema.

Com informações do Jornal Diário do Sul