Clima

Prefeitura de Tubarão manterá estruturas de prontidão por conta das fortes chuvas

Foto: Divulgação/PMT

A Prefeitura de Tubarão vai manter as estruturas de diversas secretarias em prontidão na noite desta quarta-feira, 30, e madrugada e manhã de quinta-feira, dia 1º de dezembro, para atender eventualidades causadas pelas fortes chuvas.

A medida foi estabelecida em uma reunião entre o prefeito Joares Ponticelli, o vice-prefeito Caio Tokarski, o gestor-coordenador de Proteção e Defesa Civil Djalma Alves e gestores de diversas pastas.

A avaliação é de que, no momento, a situação do município é de segurança. Às 18h27 o nível do Rio Tubarão estava 2,97 metros acima do normal, segundo a Plantar Agronomia, ainda na condição de atenção, mas não de alerta. Pouco antes das 19h a precipitação em Tubarão já era de 120 mm, 10 mm a mais do que a média histórica para o mês de novembro inteiro.

Segundo o gestor-coordenador Djalma Alves, a previsão do tempo para Santa Catarina para a madrugada desta quinta-feira é de que a chuva passe a ocorrer em intensidade cada vez menor.

“Teremos no litoral chuva fraca a moderada, mas na madrugada não mais com a intensidade que tivemos ao longo do dia”, ressaltou.

Djalma lembrou que o limite máximo do nível do Rio Tubarão para sair da calha e transbordar é de cerca de 7 metros na área central e 6,40 metros na região do Bom Pastor, São João e Madre.

Escolas

A estrutura da rede de Ensino continuará operando normalmente na quinta-feira, dia 1º, exceto os Centro de Educação Infantil (CEIs) Mário Bressan e Chapeuzinho Vermelho. A orientação aos pais que estiverem em dúvida quanto a mandar os filhos para a escola é de que entrem em contato com a diretora para saber da situação de cada unidade.

Saúde

Já na estrutura da Saúde, na manhã desta quinta-feira a Fundação Municipal de Saúde fará uma avaliação minuciosa para saber se todas as UBSs podem atender normalmente ou se alguma estará indisponível. Algumas não puderam atender nesta quarta-feira por conta dos alagamentos na parte interna ou nos arredores da unidade.

Além da Defesa Civil, também estarão de prontidão as secretarias de Agricultura, Serviços Públicos e Infraestrutura, que podem utilizar máquinas e caminhões, e a secretaria de Segurança, Trânsito e Patrimônio para intervir no trânsito.

Emergência

Qualquer emergência deve ser notificada à Defesa Civil, através do telefone 199, ou ao Corpo de Bombeiros no 193

Notícias Relacionadas

Obras de pavimentação mudam trânsito sobre ponte do Rio Tubarão, em Lauro Müller

O Governo de Lauro Müller realiza, nesta semana, trabalhos para retirada do pavimento antigo na rua Dr. Valdir Cotrin, no Centro, para andamento da revitalização na via.

Polícia suspeita que mulher encontrada no Rio Tubarão foi assassinada

A mulher de 46 anos foi localizada pelo ex-marido às margens do rio, próximo a Ponte do Morrotes, em Tubarão

Corpo de mulher é encontrado às margens do Rio Tubarão

Os Bombeiros, a Polícia Militar e o Instituto Médico Legal estiveram no local.

Siecesc apoiará Comitê da Bacia do Rio Tubarão e Complexo Lagunar para controle ambiental