Geral

Prefeitura de Urussanga busca solução para hospital

Com o objetivo de manter maternidade em funcionamento, uma audiência foi marcada com o secretário estadual de Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Urussanga vão a Florianópolis na próxima terça-feira (10) para buscar uma solução para o custeio da maternidade do Hospital Nossa Senhora da Conceição. Na Capital, haverá uma audiência com o secretário estadual de Saúde, João Paulo Kleinubing.

Os prefeitos de Cocal do Sul e Morro da Fumaça, Ademir Magagnin e Agnaldo Maccari, também participarão da audiência, assim como o presidente do hospital, Arnaldo Bez Batti, e outros representantes do Nossa Senhora da Conceição.

Decidida a buscar uma solução definitiva, a secretária municipal de Saúde, Mariângela Dal Bó Lapolli, revela que o município já cumpre um papel decisivo no custeio do hospital. "Só no ano passado aplicamos aproximadamente R$ 4 milhões", relata. O montante representa quase um terço de todas as despesas do Fundo Municipal de Saúde em 2014.

Os três municípios que são atendidos pelo hospital formaram uma comissão para elaborar uma forma de manter a maternidade em funcionamento. Outro objetivo das secretarias de Saúde é incluir o hospital na Rede Cegonha, um programa do Governo Federal que visa humanizar a maternidade, o atendimento às crianças e aos pais para reduzir a mortalidade infantil. As unidades hospitalares que o integram têm acesso a mais fontes de recursos.

A comissão foi formada em acordo com a promotora de Justiça Diana da Costa Chierighini, que atua em Urussanga.

Colaboração: Renan Medeiros / Assessoria de Imprensa