Geral

Presidente da Amrec discute na Capital liberação de recursos para o turismo da Região Carbonífera

O presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e prefeito de Forquilhinha, Lei Alexandre, esteve reunido com o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Beto Martins e com o deputado Estadual Dóia Guglielmi, nessa terça-feira (11), no gabinete do parlamentar, em Florianópolis. O assunto debatido entre as lideranças foi a proposta de regionalização do turismo elaborada pela Satc, chamada de "Diagnóstico de Turismo da Amrec". Para viabilizar o projeto, os municípios da Amrec solicitaram ao Governo do Estado a liberação de recursos na ordem de R$ 134 mil.

“O projeto foi encaminhado ao secretário, que gostou e sugeriu que seja transmitido para a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Criciúma, para analisar a possibilidade de viabilização dos recursos”, explicou Alexandre. Ele informou, ainda, que o deputado Dóia vai conversar com o secretário de Desenvolvimento Regional, Luiz Fernando Cardoso, para viabilizar o projeto. “É algo de fundamental importância para o turismo da região, desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da microrregião, razão pela qual solicitamos o apoio do Governo do Estado”, salientou Alexandre.

“A proposta de se fazer um diagnóstico de turismo da Amrec é muito interessante e só vem enaltecer e aumentar o turismo em Santa Catarina. Com certeza, vamos nos empenhar e olhá-lo com carinho, pois nos interessa ampliar o turismo em todo Estado. É um projeto a longo prazo, que vai gerar empregos e renda, além de ser extremamente importante investir em melhor infraestrutura para o turismo”, ressaltou o secretário Beto Martins.

O projeto consiste na regionalização do turismo e, para isso, deve ser feito um diagnóstico em cada cidade, abordando o turismo religioso, rural, entre outros. O principal objetivo é conhecer as potencialidades de cada cidade, envolvendo profissionais de turismo, história, museologia e geografia. “O intuito é fazer um estudo de toda a região, verificando rotas turísticas, acessibilidade, tipologia, estruturas de informações turísticas, inventários, operadoras e agência, bem como a estrutura hoteleira”, pontuou o coordenador do curso técnico em Guia de Turismo Nacional da Satc, Ari Azambuja de Oliveira.

Ao final da tarde, o presidente da Amrec participa de reunião sobre a pavimentação da rodovia SC 442, que liga Cocal do Sul a Morro da Fumaça. “Esta é uma das bandeiras da Amrec ligadas à infraestrutura e desenvolvimento que foram elencadas para os próximos quatro anos”, justificou Alexandre.

Diene Lemos/Assessoria de Imprensa da Amrec