Política

Primeira Sessão do ano com novidades no Legislativo Criciumense

A primeira Sessão Ordinária de 2015 da Câmara de Vereadores de Criciúma foi realizada de uma maneira diferente ontem (23). Além da programação formal imposta pelo regimento interno, o coral Vozes de Esperança do Bairro da Juventude fez um show de abertura que encantou os vereadores e público presente, que lotaram o auditório. A novidade também ficou por conta da transmissão simultânea por meio de Língua Brasileira de Sinais (Libras), garantindo assim que os deficientes auditivos tenham acesso aos pronunciamentos dos parlamentares, assim como ao conteúdo dos projetos em pauta. A Sessão durou 50 minutos e teve a presença de secretários de Governo, lideranças locais e Guarda Municipal.

O presidente do Legislativo, vereador Ricardo Fabris (PDT), ressaltou o trabalho desta legislatura, que adotou postura de harmonia, transparência, de trabalho, e acima de tudo de respeito à cidade. “Atuamos em praticamente todas as áreas, trouxemos debates de todas as demandas e marcamos o trabalho em ritmo respeitoso. Nós debatemos a cidade. Para esse ano não será diferente. Sabemos o que o município quer e o que Criciúma espera de nós. Essa Casa está aberta para o debate, e é justamente o que queremos, debater, discutir, planejar e estar atentos aos passos. Essa construção será alicerçada com o respeito, e com isso estamos construindo uma Criciúma mais forte”.

O Horário Político foi diferenciado, na noite de ontem. Conforme prevê a Lei Orgânica Municipal, o prefeito Clésio Salvaro pôde usar o espaço para falar dos projetos de 2015. “A Casa é e vai cumprir o dever e papel constitucional de fiscalizar os atos do Executivo, propor emenda ou subtrair quando necessário. Tenho certeza que desta Casa sairão boas ideias. Precisamos fazer com que a cidade seja competitiva, que o empresário que estão aqui acreditem e encontrem nesta cidade uma cidade competidora, e paria isso precisamos investir na infraestrutura, oferecer energia, água em abundância e estamos preparando para o futuro. Um futuro ainda mais próximo”, disse o prefeito em sua mensagem, lembrando ainda de obras essenciais para o desenvolvimento da cidade e região, como a duplicação da BR-101, Via Rápida e aeroporto, que certamente vão proporcionar aqueles que aqui moram uma qualidade de vida ainda maior.

“Cada dia para mim vale quase que dois. É preciso oferecer para o cidadão tudo aquilo que temos de melhor. Que esta cidade seja a melhor para se morar. Tenho a certeza que o Paço é parceiro desta casa”, concluiu desejando ainda uma boa legislatura.

Bençãos

Também esteve presente o pastor Adriano Sebben da Assembleia de Deus, que concedeu a benção aos trabalhos, ao povo presente e ao Legislativo. O bispo Dom Jacinto Inácio Flash foi convidado, mas nãopôde estar presente.

Libras

A Câmara de Criciúma estreou ontem – quando ocorreu a primeira Sessão Ordinária do ano – a transmissão simultânea por meio de Língua Brasileira de Sinais (Libras), garantindo assim que os deficientes auditivos tenham acesso aos pronunciamentos dos parlamentares, assim como ao conteúdo dos projetos em pauta.

“A iniciativa da Câmara dá o exemplo do respeito à legislação referente à acessibilidade para pessoas com deficiência, neste caso especificamente aos surdos, que poderão assistir às sessões e informarem-se acerca dos trabalhos da câmara em igualdade de condições com os demais cidadãos e cidadãs”, comentou a presidente do Conselho Municipal de Direitos das Pessoas com Deficiência, Patrícia Bonfante.

“Faz toda a diferença, apesar de toda a legislação que existe, é consciência de todo ser humano, saber que a pessoa precisa de alguém capacitado para a interpretação/tradução de língua de sinais. isso é essencial para o cidadão surdo”, enfatizou Alini Mariot, que é professora intérprete da Rede Estadual e que será responsável pelas Sessões do Legislativo.

A vinda da intérprete tem a intenção de mostrar que é possível ter políticas de inclusão para a pessoa com deficiência, que têm os mesmos direitos que qualquer outro cidadão, e consequentemente poder acompanhar o processo Legislativo. O processo faz parte da implantação da TV Cidadã do Legislativo Criciumense. “A ideia é ampliar a comunicação entre a Casa e o cidadão criciumense”, comentou o presidente Ricardo Fabris (PDT).

Coral

Fundado em agosto de 1990, o Coral “Vozes de Esperança”, do Bairro da Juventude é composto por crianças e adolescentes. Tem como proposta a iniciação e formação musical das crianças visando a melhoria de suas vidas e buscando desenvolver todo um potencial artístico-cutural, na maioria das vezes abafado pela urgência em suprir suas necessidades básicas, e a promoção de cada indivíduo nos seus direitos e deveres como cidadãos de fato, objetivando sempre e cada vez mais a valorização e desenvolvimento de seus talentos. O bairro atende 1,5 mil crianças e adolescentes.

Colaboração: Daniela Savi

  • f7e57968c825bddd32e8f53caecb33cf
  • 5eddfff7885f6b87228f512a2f3c1a89
  • c0ff11e566d3f6fb5b238f7f9dac9a67
  • 562c62faebf987c9e97ff240f05aea4f