Trânsito

Primeira travessa é concretada na ponte do Rio Tubarão

Quando finalizada, a ponte terá 340,8 metros de comprimento por 12,1 metros de largura

Foto: Muriel Ricardo Albonico / Comunicação ESGA – DNIT/SC

Foto: Muriel Ricardo Albonico / Comunicação ESGA – DNIT/SC

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT realiza nesta quarta-feira (11) a concretagem da primeira travessa para ancoragem de vigas, para construção na nova ponte sobre o Rio Tubarão. A estrutura está em execução no km 337,03 da BR-101 Sul catarinense, dentro da segunda etapa de duplicação da rodovia federal.

A travessa é parte superior de dois pilares, construída em transversal, para apoio e fixação das vigas que vão compor a pista elevada da estrutura. A concretagem de uma travessa somente é possível quando dois pilares estão prontos. Ao todo, o consórcio já finalizou quatro pilares e um bloco maciço, com mesmas funções de sustentação das colunas.

O consórcio finaliza, nessa semana, a cravação de estacas na cabeceira Norte da futura ponte. Assim, dará continuidade à construção dos pilares em terra. No leito do rio, os trabalhos de estaqueamento vão começar na sequência da cabeceira Norte.

A chuva dos últimos dias impossibilitou os trabalhos na balsa, pelo volume e velocidade da água no Rio Tubarão. Ao todo, serão cravadas 92 estacas para execução da nova ponte. A profundidade média da cravação, conforme a sondagem feita, ficará em 25 metros. As estacas têm 12 metros de comprimento por 30 centímetros de largura e altura.

O consórcio das empresas Engedal Construtora de Obras Ltda. e Cima Engenharia e Empreendimentos será responsável pela construção da ponte, no traçado antigo da BR-101 Sul, sobre o Rio Tubarão. A estrutura está localizada no município catarinense de Tubarão, entre os barros Morrotes e Fábio Silva.

A estrutura antiga foi removida no mês de novembro para abrir espaço ao canteiro de obras e construção de uma nova. Quando finalizada, a ponte terá 340,8 metros de comprimento por 12,1 metros de largura, com duas faixas de rolagem, acostamento e guarda rodas (proteções laterais de concreto). A ponte vai receber somente o fluxo de veículos no sentido Sul-Norte.

Cuidados

As frentes de obras para construção da nova ponte sobre o Rio Tubarão, no km 337 da BR-101 Sul catarinense, contam com tapumes para isolar a movimentação de trabalhadores e equipamentos dos pedestres e motoristas. Esse isolamento foi feito nas margens da SC-390, na margem direita do rio e da rua Cândido Darela, margem esquerda. A entrada de pessoas não autorizadas é proibida.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico / Comunicação ESGA – DNIT/SC