Saúde

Primeiro caso de gripe A é confirmado em Criciúma

Foto: Renan Medeiros/ A Tribuna

Foto: Renan Medeiros/ A Tribuna

O primeiro caso de gripe A em Criciúma deste ano foi confirmado no dia de ontem. Após um homem, morador do município, apresentar os sintomas e o exame ser encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública – Lacen, a suspeita sobre a doença se oficializou. Apesar da confirmação, o paciente já foi medicado contra o vírus. “Ele já está em casa e recebeu toda medicação dentro de 48h. Está tudo perfeito com ele”, garante o Secretário de Saúde de Criciúma, Vitor Benincá.

Até este momento, quatro notificações de influenza chegaram para a Vigilância Epidemiológica da cidade por meio das unidades de saúde. Conforme a enfermeira Daiana Gorges, em dois registros desse número, as possibilidades já foram descartadas. O outro caso segue em análise junto aos técnicos laboratoriais e deverá ter o resultado divulgado nos próximos dias, de acordo com o Secretário de Saúde de Criciúma, Vitor Benincá.

Na região, outro caso foi confirmado também no município de Içara. Ainda na semana passada, um homem, morador do Balneário Rincão, deu entrada ao Hospital São Donato apresentando os sintomas da gripe. De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de Içara, Laura Maté, a confirmação foi emitida pelo Lacen no dia de ontem, mas o paciente já se encontra devidamente medicado. “Ele viajou para o Oeste do Estado para participar de uma festa em família. Provavelmente deve ter se contaminado por lá”, afirma.

Em Araranguá, dois casos também aguardam pelos resultados que serão emitidos pelo Lacen. Duas pessoas, um homem e uma mulher, vieram à óbito na cidade apresentando sintomas do vírus.

60 mil vacinados 

A campanha nacional de vacinação contra a Influenza H1N1 inicia em Criciúma no dia 25 deste mês, cinco dias antes da data preconizada. Na sexta-feira, 8, uma vídeo conferência reunirá os profissionais do setor de saúde de toda a Associação dos Municípios da Região Carbonífera – Amrec para explicar como funcionará a vacinação. Conforme a responsável pelo setor de imunização da Vigilância Epdemiológica Kelli Barp Zanette, a previsão é que as vacinas cheguem a partir do dia 15 na cidade e na região.  

“Nossa perspectiva é vacinar 60 mil pessoas. Para isso, entre os dias 11 e 15, profissionais da rede serão capacitados para atuarem nesse período de campanha”. Em Içara, as vacinas devem chegar até o dia 25 deste mês, próximo ao Dia D, mantido para acontecer no sábado, 30. Nesta data, um mutirão de vacinação ocorrerá em todas as unidades de saúde da cidade. Os sintomas da gripe A no início assemelhe-se com uma gripe normal, apresentando febre, tosse, dor no corpo e de cabeça.

Mas, se os sintomas evoluírem, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde. “Se apresentar ainda mais mal estar e falta de ar, um médico deve avaliar a necessidade de internação. A Vigilância só é acionada nesses casos”, pontua Laura Maté. A vacina é oferecida para pessoas incluídas no grupo prioritário, que englobam: crianças de seis meses à seis anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da área de saúde, população privada de liberdade, idosos a cima de 60 anos e pacientes com doenças crônicas. A campanha de vacinação irá encerrar no dia 20 de maio.

Com informações do site Clicatribuna