Saúde

Primeiro dia de vacinação lota unidades de saúde em Criciúma

Foco da campanha é prevenir contra a transmissão do vírus influenza A e B pela cidade.

Foto: Milena Santos/Decom

Foto: Milena Santos/Decom

Criciúma iniciou a campanha de proteção contra a gripe nesta segunda-feira (25). Já no primeiro dia, mais de três mil doses da vacina contra influenza foram distribuídas na cidade.

A movimentação intensa durou o dia todo, o que levou o Setor de Imunização da Prefeitura a reabastecer 18 unidades de saúde com mais doses da vacina. Com a alta demanda, a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 80% do público alvo, preconizado pelo Ministério da Saúde.

Na avaliação da técnica de enfermagem e uma das responsáveis pelo Setor de Imunização, Kelli Barp Zanette, a vacinação está dentro do esperado para o primeiro dia. “Nossa expectativa é vacinar todo o público alvo neste ano, tendo em vista que a população está sensibilizada e preocupada por causa da atividade mais intensa do vírus em outros municípios. As unidades estão bem organizadas e estão conseguindo dar conta da demanda e atender a todos que procuram pela vacina”, relata Kelli.

No próximo sábado (30) será o Dia D em Criciúma e as unidades de saúde do município irão abrir suas portas entre 8h e 17h, em caráter excepcional, exclusivamente para a vacinação. Durante toda a campanha estão sendo esperadas aproximadamente 57 mil pessoas nos postos de imunização.

 

Período da vacinação

25 de abril a 20 de maio

 

Onde se imunizar

Nos postos de saúde

 

Horário de atendimento

Das 8 horas às 17h

 

Quem deve se vacinar

– Pessoas com 60 anos ou mais

– Gestantes em qualquer idade gestacional

– Puérperas (até 45 dias após o parto)

– Crianças a partir de seis meses a menores de cinco anos

– População indígena

– Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis

– Privados de liberdade e sob medidas socioeducativas

– Funcionários do sistema carcerário, CASE e Casep

– Trabalhadores da área da saúde

 

O que levar

Pessoas com doenças crônicas, que nunca receberam dose da vacina, devem apresentar indicação médica quando forem aos postos de saúde. Todos devem comparecer a unidade de saúde munidos de carteira de vacinação e identidade. Para os bebês podem ser levadas a certidão de nascimento.

Colaboração: Milena Santos – Decom Prefeitura de Criciúma