Economia

Primeiro lote de restituição do IR 2013 está disponível no site da Receita Federal

Lote inicial corresponde ao contribuinte que declarou seu imposto de renda nos primeiros dias de março e aos idosos, que são preferenciais

Já está liberado o primeiro lote do exercício de 2013 de restituição do Imposto de Renda. Conforme o chefe da Receita Federal de Criciúma, Rudimar Mariano, o lote está disponível desde segunda-feira, dia 10. O lote inicial corresponde ao contribuinte que declarou seu imposto de renda nos primeiros dias de março e aos idosos, que são preferenciais.

Para conferir a restituição, basta o contribuinte entrar no site da Receita Federal. Na página principal aparece um link que vai direcionar o contribuinte para a página da consulta, onde ele colocará o seu CPF e digitar uma série caracteres, depois disto, terá acesso às informações.

Conforme Rudimar, a receita também informa se o contribuinte caiu na malha fina, o que atrasa o recebimento da restituição. “O motivo de ter caído na malha fina aparece transcrito no site, em alguns casos é possível a retificação”, destaca. O contribuinte poderá fazer a correção online enviando um novo formulário com os dados corrigidos. Já em outras situações, como excessos nas despesas médicas, por exemplo, o contribuinte terá que entregar uma documentação que comprove tal declaração. Para as declarações do IR 2013, só é possível atendimento a partir do dia 2 de janeiro.

Segundo matéria do site Engeplus, a restituição fica disponível por pelo menos um ano, caso o contribuinte não sacar a quantia neste prazo ele poderá resgatar por meio da internet, com um formulário eletrônico. Conforme Mariano, as declarações em Criciúma atingiram a meta estipulada. Na maior cidade do Sul do Estado, a expectativa era de 36 mil declarações. Em Santa Catarina, o esperado era de um milhão. Já em todo território nacional, a expectativa era de 26 milhões de declarações. “Em âmbito nacioal, tivemos até um número superior”, comentou.