Geral

Procon Içara faz recomendações sobre troca de presentes de Natal

Dia seguinte as festividades é marcado pela procura de trocas nas lojas.

Foto: Divulgação

Passado o período natalino, começa a corrida de muitos consumidores pela troca de presentes. Para que não haja problemas, é importante que o consumidor esteja atento aos prazos estabelecidos pelas lojas. Por conta disso, o Procon Içara esclarece aos consumidores os seus direitos na hora de trocar algo.

A diretora executiva do Procon Içara, Karoline Calegari, alerta que o Código de Defesa do Consumidor não estabelece obrigatoriedade de troca de produtos que não apresentem defeito ou vício. “A loja não tem a obrigação legal de troca de produtos em virtude da cor, tamanho ou modelo. Entretanto, o comércio em geral consagrou no tocante às peças de vestuário, como costume, a possibilidade de troca, desde que preservados a etiqueta do produto e o seu estado de novo”, comentou.

As compras pela internet, telefone, catálogo ou outra forma que não possibilite o prévio acesso e o manuseio deles, podem ser devolvidos sem nenhum custo para o consumidor, dentro do prazo de sete dias. O código estabelece no artigo 49 o direito de arrependimento do consumidor para compras feitas fora do estabelecimento comercial.

Os produtos que apresentem defeito ou vício deverão ser encaminhados à assistência técnica e ser consertados ou substituídos em no máximo 30 dias. “Caso isso não ocorra, o consumidor tem o direito de escolher entre receber o dinheiro de volta, outro produto novo ou o abatimento proporcional ao problema apresentado”, explicou Karoline.

Colaboração: Comunicação Procon de Içara

Notícias Relacionadas

Criança de 1 ano e 6 meses morre após acidente em piscina em São Ludgero

Menino acompanhava a família em uma confraternização realizada na residência de outra pessoa, no Morro do Cruzeiro.

Duas pessoas ficam feridas após capotamento na SC-370, em Braço do Norte

Veículo saiu da pista e capotou na noite desta sexta-feira (11); vítimas foram encaminhadas ao Hospital Santa Terezinha.

Homem fica ferido após veículo cair em área alagada em Cocal do Sul

Vítima de 25 anos foi encontrada fora do veículo, no acostamento da SC-442, e encaminhada ao Hospital São José pelo SAMU.

Seis presos pela morte de Jair de Bem passam por audiência em Laguna

Audiência no Fórum de Laguna reuniu testemunhas do processo que apura a morte do servidor público e empresário.