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Procon lança Cadastro de Reclamações contra empresas

Durante o evento também foi inaugurada a 2ª Rua do Consumidor

A secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada Faraco De Luca, e a diretora do Procon estadual  (Departamento de  Defesa do Consumidor), Elisabete Fernandes, lançaram em Florianópolis nesta quarta-feira (13),  o Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2013, publicação que reúne todas as reclamações feitas pelos consumidores em todo o estado contras as empresas, comerciantes e lojas no ano de 2012. Somente no ano de 2012 foram registradas 1.686 reclamações contra empresas em todo o Estado.

“Estamos ampliando o trabalho do Procon/SC, que é um serviço público de alta qualidade, permitindo que o cidadão tenha cada vez mais acesso as informações e fique atento aos seus direitos. Somente em 2012 mais de 22 mil consumidores foram atendidos em Santa Catarina, um aumento de 80%”, destaca a secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada De Luca.

O Cadastro de Reclamações Fundamentadas é resultado de uma pesquisa realizada anualmente pelo Procon/SC, conforme dispõe o Código de Defesa do Consumidor, e  pode ser consultado por qualquer cidadão na hora de realizar uma compra. Este cadastro é publicado no site do Procon/SC  e o consumidor poderá ter acesso a relação das empresas e os tipos de ações.

“No cadastro constará se a empresa reclamada resolveu ou não o problema, pois é importante o consumidor saber qual a postura da empresa diante de uma reclamação fundamentada”, enfatiza diretora do Procon estadual, Elizabete Fernandes.

O lançamento do Cadastro ocorreu no mesmo do lançamento da 2ª Rua do Consumidor, nesta quarta-feira, 13, data em que o Código de Defesa do Consumidor completa 22 anos de vigência, e seguirá até do dia 15, Dia Internacional do Consumidor.

“Com palestras e materiais educativos o evento além de orientar, educar e informar os consumidores e estudantes em geral sobre seus direitos e deveres, mediante os trabalhos desenvolvidos pelos diversos órgãos estaduais que também defendem o consumidor, ainda procura interagir com os Procons municipais”, complementa a diretora do Procon estadual, Elizabete Fernandes. Ela destaca ainda que somente no ano de 2012 a assessoria jurídica realizou 1.100 audiências.

 

Denise Lacerda/Imprensa Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania

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