Geral

Procon lança projeto para incentivar renegociação de dívidas

A renegociação dever ser feita de forma amigável, de acordo com o orçamento familiar

O Departamento Estadual de Defesa do Consumidor (Procon/SC) lançou nesta quarta-feira (7), às 14h, no auditório da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, o projeto “Conciliando Com as Pessoas em Primeiro Lugar” visando incentivar  a renegociação de dívidas dos consumidores com os seus credores.

“Esperamos a contribuição de todos os setores para o sucesso deste projeto”, enfatizou a secretária da justiça e cidadania Ada De Luca em seu discurso de abertura do evento que resultou na assinatura de um documento de adesão por todos os participantes.

“Com o termo de adesão assinado daremos início aos procedimentos para colocar em prática nossa proposta, que será executada no período de 19 a 30 de novembro, das 8h às 12h, na própria sede do Procon estadual”, explica a diretora do Procon estadual, Elizabete Fernandes. O projeto também será implantado no interior do estado de forma gradual. Do total de 64 Procons municipais, quatro já aderiram ao projeto: Itapema, Balneário Camboriú, Tijucas e Joinville.

“A renegociação dever ser feita de forma amigável, de acordo com o orçamento familiar, e sem prejuízo à manutenção das despesas mensais de sobrevivência do consumidor como água, luz, alimentação, saúde e transporte”, complementa a diretora do Procon estadual, localizado na rua Vítor Meirelles, 53, no Centro da  Capital. Por meio deste projeto todos os consumidores que contraíram dívidas no mercado de consumo podem participar, com exceção das dívidas alimentícias, fiscais, créditos habitacionais e decorrentes de indenização por ilícitos civis ou penais.

Famílias endividadas – Pesquisa da Fecomércio/SC realizada entre os meses de maio e junho de 2012 aponta que 85% das famílias catarinenses estão endividadas ou inadimplentes. “É um número muito alto e nosso dever é auxiliar estas pessoas que se encontram impossibilitadas de quitar as dívidas de consumo geradas pelo acesso ao crédito facilitado”, enfatiza Elizabete Fernandes.Além da secretária da justiça Ada De Luca e da diretora do Procon estadual, Elizabete Fernandes, participaram da solenidade o coordenador de atendimento do orgão, Jurandir de Oliveira, o assessor jurídico, Gabriel Meurer, representantes dos Procons municipais e das principais instituições bancárias do país, Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/SC) e Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio/SC). 

Colaboração: Denise Lacerda/Assessora de Comunicação

[soliloquy id=”14572″]