Educação

Professor da Universidade de Havana participa do Congresso de Educação da Unesc

Evento aborda educação em Cuba, reconhecida em toda América Latina

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O 2º Congresso Ibero-Americano de Educação da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma, que ocorre entre 18 e 20 de maio, terá a presença de um estudioso cubano, o professor da Universidade de Havana, Diego Serra, que falará sobre “Formação Superior e Formação de Professor”.

O especialista em formação humana na sua totalidade, com destaque na área de Motivação e Processos Afetivos, será a grande estrela da última noite do evento, 20 de maio. 

Serra, que hoje é professor adjunto no curso de Psicologia da Universidade de Havana, conta que durante o Congresso falará sobre a educação em Cuba, além de discutir a problemática pedagógica da formação tanto de alunos quanto de docentes no país.

“No evento abordaremos diversos assuntos, em especial os estudos que fiz durante a vida sobre filosofia, epistemologia e psicologia geral. Darei, sobretudo, ênfase à Psicologia da Motivação sob um enfoque histórico-cultural, à Psicologia Educacional e a elaboração de técnicas para o estudo da motivação, ao qual me dedico há mais de 40 anos”, explica. 

O professor cubano afirma que o trabalho que vem desenvolvendo há décadas é eminentemente pedagógico. “Atuei como professor e investigador teórico e empírico por aproximadamente 50 anos”, conta. Bagagem, essa, que lhe rendeu a publicação de 14 livros e de mais de 60 artigos. “Entre as obras destacam-se aquelas que evidenciam o pensamento psicológico de José Martí, herói nacional e um grande patriota cubano na luta contra o colonialismo espanhol. Tenho viajado vários países da América Latina para falar sobre isso, e agora chegou a vez de debater o assunto em Criciúma”, complementa.

Conforme a diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação da Unesc), Angela Back, a presença de Serra no Congresso tem o objetivo de socializar conhecimentos e debater a formação de docentes nos países Ibero-Americanos. “A educação em Cuba é referência em toda América Latina. Por isso, trazer uma pessoa de lá é bastante representativo para o Congresso”, enfatiza Angela, ao lembrar que ter a possibilidade de interagir com o professor será de grande valia à formação dos docentes da região. “Sabemos que cada contexto é único, que cada realidade é uma realidade. No entanto, é possível nos reconhecermos em algumas situações e, com elas, aprender muito”, complementa. 

Para o coordenador do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesc), Vidalcir Ortigara, a palestra de Serra terá um papel importante na formação dos docentes e estudantes da região, já que abordará a educação a partir de uma realidade exitosa e reconhecida internacionalmente. “Serra desenvolveu várias técnicas e investigações no estudo de motivação humana. Com certeza quem participar da palestra sairá daqui com uma bagagem gigantesca”, enfatiza. 

Quem é Diego Serra

Diego Serra nasceu em 23 de dezembro de 1938, em Havana, capital da República de Cuba. Formou-se em Psicologia na Universidade de Havana, em 1966. Porém, um ano antes havia começado a trabalhar no setor de Motivação e Processos Afetivos na Escola de Psicologia da Universidade, assunto ao qual dedicou toda a vida profissional.

Em 1969 foi a Lovaina, na Bélgica, para estudar, com o renomado professor Joseph Nuttin, o seu Método de Indução Motivacional.

Viajou por duas ocasiões até o Instituto de Psicologia da Academia de Ciências da União Soviética em preparação ao doutorado. Também foi o primeiro presidente da Sociedade de Psicólogos do seu país, na fase da Cuba Socialista. Já em 1980 passou a atuar na Academia de Ciências de Cuba, e em 1987 foi para a Universidade Pedagógica Enrique José Varona, onde se aposentou em 1999.

Sobre o Congresso

O Congresso Ibero-Americano de Educação receberá, entre 18 e 20 de maio, cerca de mil pessoas que virão de diferentes países, no intuito de trocar experiências e saberes sobre a educação. Durante a programação, os participantes poderão visitar Feiras do Livro e de Economia Solidária e participar de apresentação de Grupos de Trabalho, oficinas, mesas-redondas, palestras, entre outras atividades.

Mais informações sobre o Congresso no http://www.unesc.net/portal/capa/index/563/9494/

Colaboração: Samira Pereira – Ápice Comunicação