Educação

Professores protestam em Forquilhinha

Por causa do manifesto as escolas municipais de Forquilhinha ficaram sem aulas durante esta terça-feira.

Um protesto dos professores agitou a manhã desta terça-feira na prefeitura de Forquilhinha. A reclamação dos professores é pelo cumprimento da lei do piso e o reajuste definido pelo governo federal. Com faixas, cartazes, músicas e muito barulho, os professores ficaram em frente à prefeitura e conseguiram entrar por volta das 09h20min da manhã.

Segundo a secretária geral dos servidores municipais de Santa Catarina, Jucélia Vargas Vieira, os professores não abrirão mão do que foi repassado pelo governo. “A negociação é pelos 22,22% que foram repassados pelo Fundeb justamente para o reajuste. Queremos que o prefeito nos receba e explique porque essa verba não está indo para os professores, o que é um direito”, diz Jucélia.

Por volta das 09h30min uma comissão de dez professores junto com o vereador Jerri Adriani Elias, de Forquilhinha, iniciou uma reunião com o prefeito Vanderlei Alexandre para tentar entrar em um acordo sobre a questão salarial, porém antes de entrar no gabinete, alguns professores já afirmavam que só sairiam do local com a proposta dos 22,22% aceita pelo prefeito. Durante esta semana uma reunião já havia sido feita com a secretária de educação Rosemeri De Lucca Minatto, porém a proposta feita foi de um reajuste de 6%, referente a inflação.

As 16h desta terça-feira os professores farão uma assembleia para discutir o que foi acordado na reunião com o prefeito, Lei Alexandre, que não quis se pronunciar até o fim da reunião com os professores. Por causa do manifesto as escolas municipais de Forquilhinha ficaram sem aulas durante esta terça-feira.

A Tribuna
Foto: Lucas Jorge