Geral

Programa de Intercâmbio do Rotary Club traz grupo com jovens de nove nacionalidades a Lauro Müller

Programa de Intercâmbio do Rotary Club traz grupo com jovens de nove nacionalidades a Lauro Müller

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

Um grupo formado por 18 adolescentes, da Caravana da Amizade do Programa Intercâmbio Jovem do Rotary Club Internacional, está visitando Lauro Müller nesta terça-feira (21). Eles chegaram às 14 horas e foram recebidos por membros do Rotary Club do município, na Praça Rotary 100 anos.

Os inbolds, como são chamados, são de nove nacionalidades. Entre elas, México, Alemanha, Estados Unidos, França, República Tcheca, Dinamarca, Austrália, Nova Zelândia e Haiti. Cinco deles estão em cidades da região, tais como Orleans, Urussanga e Braço do Norte. A maior parte chegou há sete meses, com exceção de dois, que estão no Brasil desde janeiro.

De acordo com o presidente do Rotary Club de Lauro Müller, Luiz Antônio Justi, jovens de 15 a 19 anos de idade têm a oportunidade de participar. Os objetivos são desenvolver habilidades de liderança, conhecer novas culturas e idiomas, fazer amizade com jovens de outros países e formar cidadãos globais. O programa de intercâmbio é realizado em mais de 100 países.

“O programa dá oportunidade para alguns jovens de conhecer outros países e culturas, ampliando seus leques de conhecimento. Trata-se de um programa exclusivo do Rotary Internacional. Para a seleção dos participantes, é realizada uma classificação e há também certo custo. Esses jovens ficam nas casas de rotaryanos e os intercambistas que saem do Brasil também ficam nas casas deles. Então é uma troca de filho entre famílias, que gera uma grande experiência para a vida de cada envolvido”, explicou Justi.

Programa de Intercâmbio do Rotary Club traz grupo com jovens de nove nacionalidades a Lauro Müller

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

A caravana saiu de viagem ontem. No primeiro dia, ficaram em Gravatal e, de lá, seguiram para Lauro Müller. Após conhecer a Praça Rotary 100 anos, eles se dirigiram para a Escola Visconde de Taunay. À noite, o programa será apresentado por uma das intercambistas na Associação Recreativa e Esportiva Minas – Arem. Na oportunidade, os presentes prestigiarão também uma apresentação do Grupo Arte & Resgate.

O destino de amanhã é Orleans. O passeio encerrará no sábado. Durante a viagem, o grupo irá conhecer um pouco sobre a cultura, costumes e pontos turísticos de alguns municípios do Distrito 4651, divulgando o programa em escolas e por meio da imprensa.

Conforme a coordenadora de Imagem Pública, Márcia Feijó, o programa tem um ano de duração. “Eles participam do ano curricular normalmente. Não é uma troca de escola. A família manda seu filho e recebe um intercambista e quando o inbold chega, ele estuda regularmente em uma escola brasileira, mas não significa, necessariamente, que vá estudar na escola que o filho daquela família estudava. Eles frequentam aulas normalmente e alguns deles participam de aulas extracurriculares para aprender português”, explicou.

Todos os membros do grupo estão no Distrito 4651, que é composto por 24 municípios, desde Itajaí até Lauro Müller, percorrendo a região litorânea de Santa Catarina. Natalia Castrejon Hurtado, 17 anos, é uma delas. O Rotary Club do qual faz parte é o de Laguna, mas a intercambista está residindo em Capivari de Baixo.

“Estou aqui há sete meses e a experiência tem sido muito boa. Estou gostando bastante, principalmente pelas pessoas, que me recebem muito bem, e pelos lugares, que são muito legais também”. Ela contou que frequenta a Escola Técnica de Comércio de Tubarão e que já conhece a maior parte da região Sul, além de Florianópolis, Balneário Camboriú e Brusque. Durante a estadia no Brasil, a adolescente fez também uma viagem para Foz do Iguaçu.

Programa de Intercâmbio do Rotary Club traz grupo com jovens de nove nacionalidades a Lauro Müller

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

Notícias Relacionadas

8º Costelaço do Rotary Club de Lauro Müller reúne mais de 300 pessoas

O intuito é ampliar o projeto que disponibiliza equipamentos como cadeiras de rodas e de banho gratuitamente para as pessoas necessidades.

8º Costelaço do Rotary Club de Lauro Müller será neste domingo

Este domingo (11) será voltado à solidariedade. O evento em prol da manutenção e ampliação do Banco Ortopédico ocorrerá no salão da Igreja Matriz.

Rotary Club de Lauro Müller comemora sucesso do 4º Galetaço

Cultura local é apresentada a intercambistas na Escola Visconde de Taunay, em Lauro Müller