Geral

Programa social criará horta de plantas medicinais

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Crianças e adolescentes do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) da Vila Vitória e Ponta das Pedras, junto com seus familiares, começarão a praticar momentos de integração, mexendo com a terra. Aprenderão a fazer uma horta de plantas medicinais e hortaliças.

O projeto coordenado pelo agente de proteção social, Rodrigo da Silva, está sendo desenvolvido em parceria com a engenheira agrônoma da secretaria de Pesca e a naturóloga da secretaria de Saúde.

Na quinta-feira (3) uma equipe da Secretaria de Obras esteve limpando o local, para preparar a terra. “Queremos proporcionar troca de vivências e fortalecer os vínculos familiares, através dessa interação que acontecerá na preparação da horta”, disse a psicóloga do Cras, Michella Flores.

Além disso, possibilitará a estas famílias serviços de educação e saúde “trabalhando conceitos de educação ambiental, nutricional e valorização do meio rural, por meio da horticultura. Também poderá estimular a terem hábitos alimentares mais saudáveis”, acrescenta Michella.

Plantas medicinais para ficar mais bonita

As plantas medicinais cultivadas na horta do Cras serão usadas para tratamento de beleza. Segundo a psicóloga Michella Flores, essas plantas serão secadas para produzir um creme de tratamento. “A naturóloga irá produzir uma máscara facial para o grupo de mulheres que participam do Cras”.