Geral

Projeto da UniSatc prevê energia fotovoltaica em escola de Criciúma

Projeto realizado em parceria com a prefeitura já foi elaborado e está em fase de aprovação

Divulgação

Uma escola municipal com energia fotovoltaica. Esse é o objetivo do projeto elaborado pelo curso de Engenharia Elétrica da UniSatc, em parceria com a Prefeitura Municipal de Criciúma. Nos últimos meses, foram feitas visitas técnicas ao C.E.I.M Natureza, localizado no bairro Vila Natureza, em Criciúma. O intuito da visita, foi fazer um levantamento das instalações elétricas, calcular a demanda e comparar com o consumo atual da instituição. Para que essa escola seja contemplada com um projeto piloto fotovoltaico, que será elaborado pelo curso e a execução ficará a cargo da Prefeitura.

O trabalho foi feito em conjunto entre os bolsistas da Prefeitura Municipal de Criciúma e os alunos do curso de Engenharia Elétrica da UniSatc, Ivan Meneghel Freitas e Eric Shaucoski, juntamente com a professora responsável, Franciele Peruchi Ronchi.

“Desde 2016 temos uma parceria com a prefeitura de Criciúma, na qual ajudamos na avaliação, projeto e atualização das instalações elétricas das escolas municipais. Neste ano, além dos projetos habituais, em que atualizamos os projetos das escolas para atender as novas demandas de energia, estamos trabalhando em um projeto piloto, solicitado também pela prefeitura, pra utilização de energia fotovoltaica”, explica a professora responsável pelo projeto, Franciele Peruchi Ronchi.

A nova iniciativa nasceu através de um pedido da própria prefeitura. Neste momento o projeto está em análise de custos para uma possível implantação. “Essa é uma excelente oportunidade para todos os envolvidos em aprender e aplicar uma tecnologia que está sendo cada vez mais utilizada por empresas, residências e timidamente no setor público, como é o caso do projeto com a prefeitura, desta forma estamos contribuindo para a formação de profissionais nesta área e na redução dos gastos com eletricidade e também o impacto ao meio ambiente no município de Criciúma”, afirma o coordenador do curso de Engenharia Elétrica da UniSatc, André Tavares.

Notícias Relacionadas

Abatedouro clandestino suspeito de vender carne de cavalo é flagrado em Lauro Müller

Polícia Militar e Vigilância Sanitária atuaram na ocorrência, que resultou na prisão de um homem.

Homem é socorrido após sofrer queda de telhado em Tubarão

Ele estava fazendo a manutenção no telhado quando sofreu a queda e ficou preso no forro.

Criciúma está entre as dez cidades mais rápidas de SC para abrir uma empresa

Governo municipal vem reduzindo o processo de abertura e pretende chegar à marca de 4 horas.

Criança de dois anos morre atropelada pelo próprio pai em SC

Acidente ocorreu quando o pai voltava do trabalho para o almoço nesta segunda-feira (21)