Educação

Projeto desenvolvido pela EEB Toneza Cascaes será apresentado em Florianópolis

O projeto “IV Parada Cultural – Compartilhando Experiências”, da Escola de Educação Básica Toneza Cascaes, de Orleans, foi selecionado para ser apresentado na próxima segunda-feira (18), no Seminário de Entrega dos Cadernos Regionais, em Florianópolis. O trabalho foi realizado no dia 17 de outubro de 2014, nas dependências da escola.

A atividade foi coordenada pelo professor Claudinei Sprícigo e desenvolvido pelos demais professores, direção, coordenação pedagógica e outros profissionais da unidade escolar. Todos os alunos da EEB Toneza Cascaes trabalharam no projeto, além dos professores e alunos da E.E.B. Leopoldo Hannoff, da comunidade de Barracão.

Os professores do ensino médio da EEB Toneza Cascaes participaram da Formação pelo Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio – PNEM durante o período de 1º de junho de 2014 a 30 de maio de 2015. O projeto da escola de Orleans foi o escolhido na região da Amrec. “Na formação, o estudo diz que nós não podemos apresentar o conhecimento de forma fragmentada aos alunos, separando as disciplinas, mas sim, de uma forma integrada. Então veio ao encontro desse projeto que é realizado na escola desde 2010”, explicou a assistente técnico pedagógico da escola, Arlete de Souza Borba.

O professor Claudinei explicou como o projeto foi realizado. "Trata-se de uma exposição cultural divida por áreas do conhecimento, tais como história, geografia, biologia, matemática, física, química. Dessa forma, o ponto principal foi a cultura: dança, música, arte. Por isso, teve a participação da Academia Orleanense de Letras – Acol, da banda da Satc, a banda do Unibave e demais segmentos que representam a cultura do município. Foi uma reunião disso mais as apresentações de acordo com as áreas de conhecimento, que ficavam nas salas”.

Para o professor, o resultado é gratificante. “Queremos que o aluno saia da sala de aula e inicie a pesquisa. O professor em si apenas orienta. Ele dá o tema, escolhemos por área e quem faz o projeto acontecer é o estudante. Então esse aprendizado é mais significativo e o principal argumento e característica do projeto é este aprendizado. É por isso que já está na quarta edição e não parou apenas na primeira, os alunos pedem para que nós o façamos. Envolve tempo e esforços, mas é gratificante por conta disso, pois, ao fim, ele sabe falar sobre aquilo que produziu, tornando-se conhecimento”.

“Todos os professores que participaram da formação e os demais professores e funcionários da escola têm uma satisfação muito grande. Todo trabalho desenvolvido tem uma recompensa, tanto pelo resultado com os alunos quanto por este reconhecimento por ser o escolhido para apresentar no seminário. Nos mostra que, mesmo com todos os desafios que enfrentamos no dia a dia, é possível elevar o nível da educação e o nome da instituição com as atividades desenvolvidas”, completou Arlete.

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