Poder Executivo

Projeto Orla recebe inscrições para criação de comitê

Foto: Lariane Cagnini

Foto: Lariane Cagnini

Estão abertas as inscrições para as entidades interessadas em fazer parte da comissão que irá atuar vinculada ao Projeto de Gestão Integrada (PGI) da Orla Marítima. A criação do regimento interno da comissão, além da preservação do patrimônio histórico do município e a apresentação parcial do PGI foram os temas tratados nas reuniões do Projeto Orla realizadas esta semana na Colônia de Pesca Z-33.

No primeiro dia de encontro, o arquiteto e urbanista Fabiano Teixeira dos Santos, do escritório Laguna do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), trouxe a palestra “Patrimônio Cultural e Desenvolvimento: Perspectivas”. A abordagem foi sobre o patrimônio cultural como via de desenvolvimento econômico sustentável, seja ele histórico, arquitetônico, arqueológico ou ainda relacionado ao meio ambiente.

A criação do comitê também foi pauta dos encontros, desde a concepção de um regimento interno, definição das atribuições do grupo e ainda ampliação do prazo de inscrições para as entidades interessadas. A coordenadora do projeto, Adiana Garlini, recebe até o dia 17 de abril as inscrições, através de ofício, nomeando um responsável e um suplente. Para formalizar o interesse em participar do comitê, representantes das entidades devem procurar a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, das 13h às 19h, munidas de documentação que comprove a existência da entidade ou de lei específica.

O Projeto de Gestão Integrada também foi apresentado aos participantes. O documento é a compilação de tudo o que já foi discutido durante a formatação do Projeto Orla, mas o texto ainda não é o definitivo. Novos encontros do projeto estão marcados para a segunda quinzena de abril, com data e local a definir.

Colaboração: Lariane Cagnini