Geral

Projeto traz cursos alternativos e livres de padrões institucionais

Durante o aprendizado, alunos podem interagir e até beber uma cervejinha

Foto: Mariana Noronha / Portal Engeplus

Foto: Mariana Noronha / Portal Engeplus

Promover o aprendizado através de cursos, workshops e palestras, de diversas áreas, mas com uma proposta mais descolada e livre dos padrões institucionais são os objetivos do projeto Proa. Lançado recentemente em Criciúma, pelo designer Felipe Kanarek, o Proa deve proporcionar aos criciumenses experiências de conhecimento um pouco diferente das tradicionais.

Em uma galeria de arte ou dentro de um bar, com permissão para comer e beber durante a aula, os alunos dos cursos oferecidos terão oportunidade de capacitação com grandes profissionais de áreas como moda, design, arte e inovação. A intenção, conforme Felipe, é incentivar o empreendedorismo, e uma cultura cada vez maior da busca pelo conhecimento, fazendo com que esse processo seja prazeroso.

"O Proa é como se fosse o embrião de uma escola. E a e recepção das pessoas está interessante, porque o público entendeu que é uma escola, que é um lugar para capacitação, um lugar bacana para melhorar suas habilidade e conhecimento", aponta.

Oficinas

A intenção, conforme o Portal Engeplus, é que as oficinas sejam realizadas em espaços diferentes, fora das intituições, para que até o ambiente de aprendizado proporcione ao aluno um sentimento mais livre, sem pressão.

O projeto realiza a primeira oficina no dia 28 de outubro, uma quarta-feira, na Galeria de Arte Hellen Rampineli. O curso de Marketing Digital para Moda será com a diretora de Negócios da Aldeia.biz, Melissa Lesnovski, de Porto Alegre.

A profissional já trabalhou inclusive para marcas como Colcci, Jorge Bischoff, Dell Anno, Gisele Bündchen, entre outras. "É um curso focado em um público com uma profissional espetacular. Ela traz neste curso uma perspectiva bem estratégica do Marketing Digital", aponta Felipe.

"Alguns cursos, como esse, são voltados à capacitar as pessoas para o mercado, para melhorar suas atividades e principalmente para inovação. Já outros cursos que pretendo trazer no futuro são mais voltados à compreender a cidade, à inovação social, alguns temas um pouco menos Business", enaltece.

Já está na agenda também, para o dia 28 de novembro, um workshop de Técnicas de Ilustração com a desenhista Giovana Medeiros. Além disso, também estão em pauta alguns eventos com mesa redonda em bares da cidade, e uma palestra sobre Inovação Social. Mais informações sobre inscrições, como participar e locais clique aqui.