Papo Psi

Psicólogo é coisa para louco?

Foto: Divulgação

No imaginário das pessoas, essa é uma fantasia que ainda existe: quem se trata com psicólogo é louco. Na verdade, não existem requisitos para buscar um psicólogo. Muitas pessoas procuram este profissional por estar em transtornos mentais graves, mas o ideal seria buscar como uma forma de prevenção, para autoconhecimento e manutenção da saúde mental.

O psicólogo ainda pode atuar em diversos espaços como em escolas, em organizações, em entidades, na saúde pública, no esporte, entre outros. Basicamente, onde tem gente pode ter um psicólogo. Outra confusão feita pela falta de informação, considerando que muitas pessoas não possuem acesso ao Serviço de Psicologia, é a confusão entre os seguintes profissionais: psicólogo, psiquiatra, psicanalista e terapeuta. Portanto, vamos as particularidades de cada profissional.

Psicólogo: É um profissional formado em Psicologia que se especializa em uma abordagem específica. Em geral, este profissional avalia o comportamento e os fatos da vida do indivíduo que levaram ele a buscar terapia ou a desencadear um sofrimento psicológico. O tratamento é feito a partir de técnicas psicoterápicas, em sessões semanais até que o paciente consiga seguir sozinho.

Psiquiatra: É um profissional formado em Medicina que se especializa em Psiquiatria. Em geral, o médico identifica o transtorno mental para passar o tratamento medicamentoso mais adequado ou utilizar outros tratamentos. Os tratamentos do Psiquiatra e Psicólogo podem ser complementares.

Psicanalista: Este profissional é um psicólogo ou psiquiatra que se especializou em Psicanálise, que é uma das abordagens utilizadas em psicologia.

Terapeuta: Este profissional utiliza terapias para promoção de saúde tanto mental quanto física. O Curso Superior não é uma necessidade para desenvolver esta profissão. Contudo, o psicólogo pode ser considerado um terapeuta, mas nem todo terapeuta pode ser considerado um psicólogo.

Cabe a cada indivíduo analisar sua situação e buscar o profissional que melhor se encaixa em sua necessidade.

Notícias Relacionadas

Inspirações para o ano novo

Bauer, Amin e Kleinübing

O poder da mídia

A professora e colunista Ana Maria Dalsasso avalia a relação da mídia atual com a divulgação de informações sobre o novo tipo de gripe, o H3N2, à população.

Cuidados com a coluna devem ser redobrados no Verão e na praia

Carregar pesos como caixas térmicas e cadeiras de praia podem causar dores e até lesões na coluna.