Segurança

Quadrilha presa em Braço do Norte repassaria produtos furtados à loja de Capivari de Baixo

Uma quadrilha especializada em furtar estabelecimentos comerciais e que já praticou 10 crimes este ano na região do Vale do Rio Braço do Norte foi presa ontem pelas polícias Civil e Militar de Braço do Norte. Eles também foram responsáveis por dois furtos ocorridos em Rio Fortuna no ano passado.

Por isso, as polícias reuniram a imprensa, na tarde desta quinta-feira, 3, na Delegacia de Braço do Norte, para detalhar a ação.

De acordo com o delegado Gustavo Madeira da Silveira, a operação iniciou quando a Polícia Militar recebeu informações sobre o disparo de um alarme em um estabelecimento comercial em Rio Fortuna. "Um veículo Corsa GM, da cor branca, foi visto saindo do local. Com isso, foi montada uma barreira na localidade de Represa, em Braço do Norte, próximo ao CTG. Os ocupantes fugiram em direção ao matagal e, na busca, foram localizados e presos dois indivíduos e recuperados os objetos do furto em Rio Fortuna", destaca.

Conforme o tenente Daniel Tomazelli, pouco tempo depois das prisões, o setor de Inteligência da PM e a Polícia Civil apuraram que um dos fugitivos teria feito o empréstimo de um celular para pedir auxílio. "Em investigação soubemos que o número para qual foi ligado era o de um comércio de eletrônicos na cidade de Capivari de Baixo. Com isso, fizemos diligências e prendemos os outros dois indivíduos, além de recuperarmos diversos itens que foram furtados", esclarece.

Os ladrões, segundo as polícias, estudavam minuciosamente os locais mais vulneráveis. "É importante ressaltar que empresas sem câmeras de vigilância, alarme ou outros itens que dificultam a ação de bandidos são alvos fáceis", comenta o delegado. Ele contou ainda que a quadrilha também agiu nas cidades de Sangão e São Martinho. "Também foram registradas duas tentativas de furto em Grão-Pará".

Os quatro homens residem na região de Tubarão, sendo que dois dele são de outros Estados. "Para se ter uma ideia, o líder tem mais de 15 inquéritos por furtos. Já os outros têm passagens por tráfico, receptação e furtos", finaliza o delegado.

Outros furtos

O delegado Gustavo Madeira da Silveira ressalta ainda que, na semana passada, em mais uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar, foram recuperados alguns objetos furtados em três residências de Braço do Norte. As investigações levaram à apreensão de três adolescentes, autores dos furtos. "Neste caso, foram recuperados uma TV, um DVD, um celular, um porta retrato digital, um relógio de pulso e um tablet, entre outros objetos. Estes furtos não tinham ligação com o caso solucionado ontem", revela.

Boletins de Ocorrência

Conforme as polícias, em caso de furtos, tanto em estabelecimentos comerciais quanto em residências, é necessário que as vítimas façam um Boletim de Ocorrência detalhado, com a descrição de todos os pertences levados. "Ao recuperarmos os objetos, com o inventário em mãos, os proprietários poderão reaver o que foi furtado", finaliza.

Suham Dellatorre/Especial Sul in Foco/Braço do Norte

[soliloquy id=”170592″]