Segurança

Quadrilha presa no RS por fraudar leilões agia em Gravatal

Uma quadrilha do Rio Grande do Sul foi desarticulada pelo Ministério Público

A cidade de Gravatal aparece em uma lista de cinco municípios catarinenses onde uma quadrilha do Rio Grande do Sul fraudava leilões. O grupo foi desarticulado nesta semana por aplicar os crimes nos três estados da região sul.

Os municípios foram citados como os locais em que os bandidos praticaram ou tentaram aplicar os golpes. Os outros são do oeste e meio-oeste. Oito pessoas foram presas no estado gaúcho, em uma operação denominada de Lance Final, do Ministério Público gaúcho.

O promotor responsável pela investigação, Ricardo Herbstrith, declara que o grupo atuava principalmente em cidades pequenas. Os criminosos ‘tratavam’ com os participantes do leilão para que os bens fossem arrematados entre os integrantes da quadrilha pelo lance mínimo.

Depois, em um segundo evento, eles ficavam com a diferença do valor. Ao menos, 12 municípios do sul do país foram alvos da quadrilha. No estado gaúcho, a ação policial ocorreu em três cidades. A investigação teve início em 2012.

“É extremamente importante que as prefeituras tornem o leilão mais público possível e atraiam o maior número de pessoas”, orienta o promotor Herbstrith.