Geral

Qualidade de vida do município de Treviso é destaque no Globo Repórter

Programa será exibido nesta sexta-feira (1º) com reportagem da equipe da RBS TV SC

Foto: Rúbia Ramos

Foto: Rúbia Ramos

O Globo Repórter desta sexta-feira (1º) aborda a boa vida no interior do Brasil. O pequeno município de Treviso, no sul de Santa Catarina, será um dos exemplos que se destaca pela qualidade de vida. O programa vai ao ar pela RBS TV logo após a novela Salve Jorge.

Com mais de 3,6 mil habitantes, Treviso é o município de Santa Catarina que tem, proporcionalmente, a maior fatia da população inserida na classe média, resultando em uma melhor distribuição de renda. Mas a metade da população ainda mora na roça e não precisa gastar muito para viver bem. São pessoas que plantam quase tudo que põem na mesa.

Para os moradores, a cidade, que foi colonizada por italianos, alia segurança, sossego, saúde e educação, fazendo de Treviso o “melhor lugar do mundo para se viver”, segundo eles.  Muitos moradores da cidade foram tentar a sorte na Europa na década de 90 e acabaram voltando, atraídos pela tranquilidade e a "boa vida" que conseguem levar em Treviso. Com o dinheiro que trouxeram do exterior, estes moradores contribuíram para o progresso da cidade, abrindo comércios e movimentando a região.

Entre tantas histórias, a equipe de reportagem ficou encantada com o jeito de viver do Seu Laurindo, um senhor de 80 anos de idade que nos dias de hoje ainda faz vassouras de palha. Ele vende as vassouras e garante que não precisa de muito dinheiro para ser feliz.

Para a repórter Kíria Meurer, Treviso é um oásis de sossego e é curioso observar o jeito que as pessoas levam a vida na cidade: sem pressa ou preocupação. Segundo ela, o tempo parece mesmo passar mais lento na cidade. Tanto que eles cultivam o delicioso hábito de fechar todas as portas do comércio às onze e meia da manhã e ir para casa fazer a "siesta".

A edição da reportagem é de Margarida Santi, coordenadora do Núcleo da Rede Globo em Santa Catarina. A reportagem é de Kíria Meurer, imagens do repórter cinematográfico Gito Rossi e auxílio técnico de Faroni Mendes.

Comunicação Corporativa/Núcleo RBS de Divulgação