Geral

Rampas mecânicas devem ampliar vagas de estacionamento

Foto: Nei Manique/Engeplus

Foto: Nei Manique/Engeplus

O déficit em vagas de estacionamento no centro de Criciúma pode ser atenuado em breve pela utilização de rampas mecânicas. Importadas da China a um custo médio de US 3.500 por unidade, elas incorporam duas plataformas para ocupar uma única vaga.

"Iniciamos há 30 dias uma fase piloto, mas fomos surpreendidos pela alta do dólar", conta o empresário Valter Bettiol, dono de duas rampas ainda desativadas ao lado do Edifício Comasa. "Dependemos de uma rede trifásica e esperamos concluir a instalação na próxima semana."

Conforme o site Engeplus, as rampas mecânicas já são empregadas nas metrópoles brasileiras sobretudo em edifícios residenciais. "Moradores e síndicos de edifícios que possuem teto elevado nas suas garagens aqui têm nos procurado, interessados na novidade", acrescenta Valter. "Afinal, quem tem uma vaga passa a ter duas."

Dono de cerca de 400 vagas na área central de Criciúma, o empresário ainda avalia o custo-benefício da importação. "Iniciamos nosso estudo com o dólar a R$ 2,90 e hoje beira os R$ 4. Nossa maior dúvida não é com a alta, mas com a instabilidade do câmbio. Vamos ter que aguardar para decidir."