Segurança

Recebeu um SMS de premiação? Cuidado!

Foto: Divulgação/Notisul

Foto: Divulgação/Notisul

Em média, três boletins de ocorrência são registrados por mês na Polícia Civil de Capivari de Baixo por vítimas dos golpes das mensagens premiadas. Desde março até agora, cerca de 15 pessoas caíram na ‘armadilha’ dos bandidos. 
 
Na tarde de ontem, por volta das 18 horas, um homem de 37 anos foi à delegacia da cidade após perceber a fraude, quando saiu de uma agência bancária. Ele descobriu que outros moradores da cidade também passarem pela mesma situação.
 
O homem recebeu, ontem, uma mensagem via SMS onde dizia que tinha sido premiado no Avião do Faustão. Coincidentemente, ele havia cadastrado os códigos de barras de alguns produtos e, assim, concorria realmente à promoção. 
 
O texto orientava que ligasse para um número de telefone (supostamente da produção do programa). Alguém o atendeu – um dos integrantes da quadrilha -, que informou sobre os produtos premiados e lhe deu os passos para receber o prêmio. 
 
A vítima usou o caixa eletrônico do banco com o golpista na linha do seu celular, que, em um determinado momento da transação, pediu para o homem digitar uma senha para desbloquear a premiação. O número era, na realidade, o valor transferido da conta da vítima, quase R$ 200,00. 
 
Conforme o Jornal Notisul, em outros casos, o criminoso pede para efetuar um depósito, como garantia de recebimento dos prêmios. Em outros casos que chegaram à Polícia Civil da cidade, as vítimas já perderam valores mais altos.
 
Várias formas de aplicar o golpe 

Os golpes das mensagens de supostos prêmios não são recentes. Há muito tempo, os estelionatários utilizam recursos tecnológicos para fazer novas vítimas. O e-mail também é muito utilizado, pois há facilidade no envio, pseudoanonimato, dificuldade no rastreio, custo baixo, entre outros motivos. Caso você receba alguma mensagem, entre em contato com a Polícia Militar pelo número 190.