Geral

Receita Federal libera último lote de restituições do Imposto de Renda 2022

O valor total de R$ 1,9 bilhão será depositado para 1,22 milhão de contribuintes

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Está disponível aos brasileiros, a partir desta sexta-feira (30), as restituições do quinto e último lote do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022 .Os pagamentos, disponibilizados pela Receita Federal, também abrangem restituições de anos anteriores. No total, deve ser pago um montante de R$ 1,9 bilhão.

Os valores serão pagos na conta bancária do contribuinte, que foi informada na Declaração de Imposto de Renda. Para os contribuintes que entregaram a declaração neste ano, mas não receberam a restituição, a recomendação é verificar se não caiu na malha fina. A Receita Federal informou que 1,03 milhão de declarações foram retidas neste ano.

Neste novo lote de pagamento, os valores serão restituídos a 1.220.501 contribuintes, dos quais a maioria não são de grupos prioritários, que entregaram declarações neste ano ou retificaram declarações de exercícios anteriores.

No entanto, há também grupos que tem prioridade legal, como: idosos acima de 80 anos (que somam 5.201);  idosos entre 60 e 79 anos (36.492); contribuintes com alguma deficiência física, mental ou doença grave (4.247 ) e 15.378 cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Neste ano, os contribuintes puderam enviar a declaração até maio. Mas apesar do adiamento, o calendário original de restituição foi mantido, com cinco lotes pagos entre maio e setembro, sempre no último dia útil de cada mês.

Como consultar
O contribuinte pode consultar se teve valores liberados na página da Receita Federal, onde deve clicar no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”. Também é possível realizar pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.

Quem não está na lista ou caiu na malha fina pode consultar o extrato da declaração para verificar eventuais pendências. Nesse caso, o contribuinte deverá entrar na página do Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC) e verificar se há inconsistência de dados. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A restituição fica disponível no banco durante um ano. Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contactar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento da Receita pelo telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Com informações do ND+

Quer receber as principais noticias da região? Entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Notícias Relacionadas

Condutor é preso após tentar atropelar um policial federal rodoviário na BR-101, em Biguaçu

O homem de 24 anos estava com um com um veículo roubado. A ocorrência foi registrada na manhã do último sábado (13).

Criciúma declara guerra contra o coronavírus e tolerância zero ao descumprimento de restrições

Ação vai intensificar as fiscalizações para cumprimento dos decretos restritivos contra a Covid-19. Comboio com carro de som e viaturas da Equipe Multi-institucional já está percorrendo os bairros da cidade para conscientização

Deputado que tenta derrubar restrições da Covid-19 para poder ir e vir tem liminar negada

Não foi encontrada aparente ilegalidade e violação de direitos nas restrições impostas nos decretos municipais

Municípios da Amurel decidem ampliar as restrições para conter avanço da pandemia

Os prefeitos decidiram pelo fechamento do comércio de rua, shopping, bares e restaurantes nos sábados, domingos e feriados.