Geral

Recurso de R$ 400 mil do FIA é repassado a instituições

Criciúma também lança selo para premiar e incentivar empresas que fizeram as doações.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O sucesso da arrecadação de recursos para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA) de Criciúma será celebrado nesta segunda-feira (19), durante evento na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), a partir das 19h30min. Após uma campanha intensa de incentivo à doação de parte do imposto de renda – tanto de pessoa física quanto jurídica – para o FIA, a Administração Municipal, via Secretaria de Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realiza a premiação das empresas que contribuíram e a distribuição do recurso para as 10 instituições beneficiadas (veja a lista completa abaixo). 

“Vamos repassar às instituições o valor de R$ 400 mil e temos a certeza de que esse dinheiro será bem empregado, pois uma pré-seleção, feita por meio de edital, recebeu e analisou projeto por projeto, escolhendo aqueles estavam de acordo com as regras exigidas e que, principalmente, farão a diferença na vida das nossas crianças e adolescentes”, pontua o prefeito Márcio Búrigo

Ainda são poucas prefeituras catarinenses que tomaram a responsabilidade de fazer a gestão do FIA, mas os últimos resultados provam que o modelo está dando certo em Criciúma. “Nesse último ano nós passamos de quarto para terceiro lugar no ranking estadual das cidades que mais arrecadaram recursos para o FIA de doações de Pessoa Física, já no país nós pulamos do 52º lugar para o 26º em arrecadação. Isso, com certeza, é resultado do esforço que vem sendo feito no sentido de mobilizar a população para destinar seu imposto de renda para o fundo local”, comenta a secretária municipal de Assistência Social, Solange Barp. Um desses esforços foi o lançamento da Cartilha do Fundo da Infância e da Adolescência neste ano. O material didático foi distribuído à sociedade na Praça Nereu Ramos e pelas entidades cadastradas. O objetivo foi de informar as pessoas sobre como é fácil e quantos benefícios traz a destinação de parte do imposto de renda para os projetos da cidade. 

Selo pioneiro no estado

Todas as empresas – 30 no total – que destinaram parte da dedução do IR para o FIA receberão no evento o certificado de “Empresa Amiga Solidária FIA” e, além disso, poderão, a partir de agora, usar o selo que as identifica como colaboradoras. “Criciúma é a primeira cidade do estado a lançar esse selo. Toda empresa que contribuir poderá utilizar essa marca em suas campanhas e identidade visual. Nosso objetivo é reconhecer aquelas que contribuem, assim como incentivar outras a também contribuir”, afirma Mateus Rossi, coordenador do FIA Criciúma. “Inclusive, já queremos mobilizar as empresas que estão preparando o balanço anual, pois é nessa época do ano que algumas fazem a destinação do recurso. Aquelas que desejam saber mais sobre o assunto podem entrar na página do Facebook “FIA Criciúma” ou entrar em contato no telefone da Secretaria de Assistência Social, o 3445-7006”, complementa Rossi.

O evento desta segunda-feira ainda contará com a palestra do agente da Receita Federal de Criciúma, Rudimar Mariano e a apresentação dos resultados do FIA. 

Confira as entidades/projetos beneficiados pelo FIA Criciúma 2015:

– Casa de Sonhos – Sementes para o Futuro
– Cidadania em Ação – Conduzindo o Futuro
– Casa Guido – Apoiar I
– Diomício Freitas – A Arte e a Cultura
– Academia de Futebol – Esporte Solidário
– Nossa Casa – Cuidando do Cuidador
– Bairro da Juventude – Inclusão Digital
– Associação Karatê – Karatê na Escola
– Cruzeiro do Sul – Construindo a Cidadania
– Centro Social Urbano – O Ballet na Ponta dos Pés 

Colaboração: Bruna Borges