Clima

Redemoinho é registrado em SC e desperta curiosidade de moradores; entenda o fenômeno

Redemoinho se formou em Apiúna, no Médio Vale do Itajaí, e Blumenau

Divulgação

Quem viu, ficou surpreso. Redemoinhos se formaram no Vale do Itajaí e despertaram a curiosidade de moradores nessa quarta-feira (16). Vídeos que flagraram o fenômeno viralizaram pelas redes sociais. Um deles foi feito durante a tarde em Apiúna. Outro teria sido registrado em Blumenau.

Pelas imagens é possível ver a poeira levantando e o redemoinho ganhando altura (assista abaixo). O meteorologista do AlertaBlu, Gabriel Cassol, analisou o ocorrido e explicou o porquê: com o tempo seco e as temperaturas de verão, o sol aquece o solo, que transfere o calor para o ar mais próximo. Logo acima, o ar é mais frio. Essa diferença acaba formando um sistema de baixa e alta pressão.

Como poucos metros separam essa divergência de pressão, o redemoinho se forma.

— Esse fenômeno é comum em áreas mais desertas e é notado por conta da poeira, que o torna visível. Ele pode chegar a 100 quilômetros por hora, mas não é o habitual. Normalmente levanta apenas coisas muito leves — tranquiliza o profissional.

Em Blumenau, o fenômeno também foi percebido pela tarde, no bairro Badenfurt, às margens da BR-470. Tanto em Apiúna quanto na maior cidade do Vale não houve contratempos por causa dos redemoinhos de poeira. O meteorologista do NSC Total, Leandro Puchalski, mostrou a gravação e comentou o assunto, assista:

Diferente do que muitos escreveram na internet, um redemoinho não se forma no mar e dificilmente causa estragos como um tornado, esclareceram os meteorologistas. Rende apenas imagens curiosas.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Motorista com sinais de embriaguez capota carro em Orleans

Segundo os bombeiros, homem recusou ser encaminhado ao hospital e deixou local do acidente

PM prende mulher por agredir marido e tentar destruir o carro dele com uma pá em Braço do Norte

Segundo uma testemunha, a esposa chegou a jogar o companheiro, que é cadeirante, no chão

Tigre só venceu uma vez em São Januário em nove partidas

Trabalhador é atropelado e acaba esmagado durante manutenção de caminhão em Jacinto Machado

A aeronave da Polícia Civil, tripulada pelos policiais e pelos profissionais da saúde do Saer/Sarasul foi acionada para prestar atendimento à vítima