Geral

Redragagem é discutida em seminário

Foto: Max Alexandre/PMT

Foto: Max Alexandre/PMT

Um seminário realizado na tarde de ontem (22) no auditório da Amurel discutiu os rumos dos trabalhos de elaboração do projeto de redragagem do Rio Tubarão.

Participaram do evento representantes de diversas entidades ligadas ao tema, como a Fundação Municipal de Meio Ambiente, a Cidasc, a secretaria de Proteção e Defesa Civil, o Comitê Hidrográfico da Bacia do Rio Tubarão, a secretaria estadual de Desenvolvimento Sustentável (SDS), entre outras, além dos prefeitos de Tubarão, Olavio Falchetti, de Capivari de Baixo, Moacir Rabelo, e de Gravatal, Leonardo Nesi.

A atividade foi dividida em duas partes, com a primeira sendo voltada à apresentação, por parte da empresa Prosul, do andamento do projeto de manutenção das calhas do Rio Tubarão.

Durante a explanação da empresa, baseada na apresentação do cronograma físico para elaboração do projeto de manutenção, aprofundamento e recuperação das calhas do Rio Tubarão, houve diversos debates, baseados principalmente no pedido de maiores informações sobre o que estava sendo mostrado, em especial no que se refere à possibilidade de mexida nas calhas localizadas no centro de Tubarão.

Segundo os técnicos da prefeitura e do Comitê da Bacia do Rio Tubarão, o trabalho de aprofundamento destas calhas na região central da cidade é considerado arriscado: “Um trabalho de manutenção das calhas, como o que está proposto aqui, não passa pelo centro da cidade, é uma região mexida recentemente, após a enchente, e, portanto, frágil”, analisou o secretário de Proteção e Defesa Civil de Tubarão, Rafael Marques, posição também defendida pelo prefeito Olavio.

O segundo momento do evento foi destinado a tratar especificamente da redragagem do Rio Tubarão, onde engenheiros da SDS reafirmaram que o projeto está em faz de migração entre secretarias, passando a ser de responsabilidade da Defesa Civil.

A discussão do projeto, seus locais de origem e término, e formas de viabilizá-lo com o menor impacto ambiental possível finalizou o encontro, que direcionou a realização de uma nova reunião entre as partes envolvidas para breve.