Educação

Reflexão e socialização marcam primeira Formação Continuada do ano

Aulas na Unesc, iniciam na próxima segunda-feira (25)

As aulas iniciam dia 25 de fevereiro, e os professores da Unesc já estão planejando as atividades do primeiro semestre de 2013. Ontem e hoje (19 e 20), os docentes participam da Formação Continuada, onde refletem sobre as práticas pedagógicas e socializam experiências profissionais e na sala de aula. Os professores participam do programa apresentando experiências de ensino ou como ouvinte nas sessões interativas, nos painéis e minicursos.

A programação de ontem teve minicursos e sessões interativas na parte da manhã e o painel “Relação Teoria e Prática no Ensino Superior” à noite, no Auditório Ruy Hülse, onde os participantes foram recepcionados com música pelos professores Richarles Souza de Carvalho e Zeca Virtuoso, a acadêmica da oitava fase de Direito, Manuela Antunes e o músico Samuel de Bona. Hoje, a programação que iniciou pela manhã, segue durante a tarde e noite. A Formação Continuada de Docentes ocorre a cada início de semestre. O evento é uma promoção da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, Unidades Acadêmicas (UNAs) e o NEP (Núcleo de Pedagogia Universitária).

Todos os professores da Universidade e do Colégio Unesc receberam exemplares do livro “Pedagogia as Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa”, de Paulo Freire. No início do painel de ontem, a pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira, fez a entrega de um exemplar do livro ao reitor Gildo Volpato, simbolizando a entrega a todos os professores da instituição.

Durante o painel, os professores Ricardo Luiz de Bitencourt, Edson Cichella, Indianara Becker e Adailton Antonio dos Santos, falaram sobre suas experiências profissionais e como docentes e levantaram questões relacionadas ao “casamento” entre teoria e prática no ensino acadêmico e convidaram os colegas a refletirem sobre o assunto. Após a exposição, houve espaço para perguntas e um debate.

Para o reitor Gildo Volpato, o programa possibilita aos professores dar continuidade em sua formação, essencial para fazer um trabalho diferenciado. “Temos uma grande responsabilidade com a sociedade e um desafio. O momento em sala de aula tem que ser único para o aluno”, comentou.

Segundo Robinalva, a intenção é que o evento aguce ainda mais a vontade dos professores de buscar o fazer diferente. “Não tenho dúvida em falar que os professores da Unesc estão em constante capacitação”, afirmou.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Ricardo Pinho, o pró-reitor de Administração e Finanças, Dourival Giassi, a diretora da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias), Ângela Piccinini, a diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Luciane Bisognin Ceretta, a diretora da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Kátia Libera Soratto e a diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Samira Casagrande, também estiveram no painel de ontem.

 

[soliloquy id=”20357″]