Geral

Região tem um ponto impróprio para banho a menos

A tendência de aumento dos pontos impróprios ao longo do verão se deve ao forte incremento populacional em todo litoral catarinense

Em todo o Estado, aumentou o número de pontos impróprios para banho desde o primeiro relatório de verão da Fundação do Meio Ambiente em Santa Catarina (Fatma).

Nos cinco municípios litorâneos da Região Carbonífera e do Extremo Sul, entretanto, a mudança foi positiva, de acordo com o relatório divulgado neste sábado pela Fatma.

No primeiro relatório, divulgado na primeira metade de dezembro, quatro dos 18 pontos avaliados em Passo de Torres, Balneário Gaivota, Balneário Arroio do Silva, Araranguá e Balneário Rincão eram considerados impróprios para banho, por conter níveis de Escherichia coli — um tipo de coliforme fecal — acima do aceitável.

Agora, a Lagoa do Jacaré mudou a classificação de "imprópria" para "própria". Todos os outros pontos analisados mantiveram a classificação.
Segundo o gerente de Pesquisa e Análise da Qualidade Ambiental da Fatma, Haroldo Tavares Elias, a tendência de aumento dos pontos impróprios ao longo do verão se deve ao forte incremento populacional em todo litoral catarinense característico da alta temporada.

Conforme matéria do Clicatribuna, os pontos avaliados em Santa Catarina podem ser conferidos neste mapa interativo publicado pela Fatma.

Veja a balneabilidade nas praias e lagoas da região:

— Os pontos impróprios para banho:

Balneário Rincão: arroio da praia;

Balneário Arroio do Silva: foz do arroio;

Balneário Gaivota: embaixo da ponte de concreto na Avenida Beira Mar;

— Os pontos próprios para banho:

Balneário Rincão: a 100 metros à esquerda do arroio, em frente aos postos salva-vidas 2, 3 e 4, Lagoa dos Esteves, Lagoa dos Faxinais, Lagoa do Jacaré e Lagoa dos Freitas;

Araranguá: todos os pontos avaliados (Morro dos Conventos);

Balneário Arroio do Silva: à esquerda do arroio, à direita do arroio e em frente à Avenida Florianópolis, no fim do balneário;

Balneário Gaivota: em frente à praça de esportes;

Passo de Torres: todos os pontos avaliados (em frente aos postos salva-vidas).