Segurança

Região terá o 1º cão farejador de drogas

Urso, da raça Labrador, ficará na Guarnição Especial da Polícia Militar de Laguna, onde foi construído um canil

A partir do próximo mês, um cão da raça Labrador será o mais novo integrante da Polícia Militar de Laguna. Urso atuará exclusivamente como farejador de entorpecentes. O cão é o primeiro animal com esta finalidade a fazer parte do time da policiamento da região.

“O cão vem reforçar ainda mais o combate ao tráfico de drogas. Apenas esperamos a liberação de funcionamento do nosso canil”, enfatiza o comandante da guarnição especial da Polícia Militar de Laguna, tenente-coronel Flávio Knabben.

No entanto, se outras cidades da região necessitarem, Urso poderá ser deslocado para ajudar em operações de grande relevância. O animal foi doado por um morador da Cidade Juliana quando ainda era filhote, há cerca de três anos. Desde então, ficou no canil central da Polícia Militar de Florianópolis para treinamento.

Como o canil e Laguna não tinha ficado pronto, assim que “concluiu os estudos”, Urso ficou sob os cuidados do 10º Batalhão da Polícia Militar de Blumenau, onde participou de mais de 60 ocorrências.

Conforme matéria do Notisul, em pelo menos metade foi por meio do faro de Urso que as drogas foram encontradas e os traficantes presos. Um policial de Laguna fez um estágio periódico no canil da capital e será o condutor de Urso. Inclusive, ele já trouxe o cão para Laguna algumas vezes para que ele adapte ao novo local de trabalho.