Geral

Reunião do Conselho da Cidade não acontece por falta de quorum

Foto: Sul in Foco/Arquivo

Foto: Sul in Foco/Arquivo

A reunião ordinária do Conselho da Cidade de Lauro Müller que estava agendada para acontecer na noite desta terça-feira (10), às 19h, não foi realizada pela falta de quorum. Para que o conselho pudesse deliberar sobre os assuntos da pauta era necessária a presença de 50% mais um conselheiro (32 membros, titular ou seu respectivo suplente). No entanto, só compareceram 28 conselheiros.

Para o presidente Adilson Canever, a ausência dos conselheiros nas reuniões, continua sendo um grave empecilho e cada vez mais fica iminente a necessidade urgente, de se proceder reforma no Regimento Interno do Conselho. “Algumas alternativas para o problema seriam a diminuição do número de conselheiros e a presença de qualquer número de conselheiros em segunda chamada”, registra.

Mesmo não havendo reunião, aproveitou-se a presença do gerente da agência local da Caixa Econômica Federal, Almir Rogério Turra, para esclarecer sobre linhas de crédito para a área rural. “A Caixa não financia a agricultura familiar, mas dispõe de algumas opções de crédito para investimentos e até habitacional para quem mora no campo”, explicou.

Durante o debate foi mencionado o grande número de lotes, cujos proprietários não possuem escritura do imóvel, algo próximo de 40% dos terrenos existentes no município. Para os conselheiros o Poder Público precisa auxiliar, para que essas pessoas regularizem essa situação. Foi mencionado um programa do governo do estado, em parceria com os municípios, para este fim.