Saúde

Rio Grande do Sul confirma primeira morte por leptospirose em meio às enchentes

Vítima tem 67 anos e era natural do município de Travesseiro, no Vale do Taquari, que foi fortemente atingido pela tragédia; leptospirose é transmitida pela exposição à urina de animais infectados

Foto: Felipe Stefani/Stefani Agência

A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul confirmou nesta segunda-feira (20), a primeira morte por leptospirose, em meio à catástrofe climática que atinge o estado vizinho. Trata-se de um homem, de 67 anos, natural do município de Travesseiro, na região do Vale do Taquari. Sua identidade não foi divulgada.

Segundo a prefeitura municipal, o contágio pela doença aconteceu por contato com a água contaminada das inundações, pois o idoso também teve a residência atingida. O óbito aconteceu na sexta-feira (17).

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável

“Além dele, também temos mais três casos confirmados da doença. Duas mulheres, acima dos 40 anos, que estão em casa e são acompanhadas pela unidade de saúde. O outro paciente, um idoso, está internado, mas com quadro estável. Todos eles tiveram as casas alagadas durante a enchente”, afirma o secretário de saúde de Travesseiro, Júnior Rodrigo Weizenmann.

O município possui 2.152 habitantes e fica a 23 quilômetros de Lajeado. Desde que as chuvas começaram, a cidade ficou isolada em decorrência dos estragos causados nas estradas, principalmente, a BR-386. Cerca de 10% dos moradores ainda estão sem luz, o que dificulta contato e monitoramento de possíveis casos desta e outras doenças.

“Desde a semana passada, estamos orientando a população sobre os sintomas e higiene. Como o município é pequeno, nós temos grupos de WhatsApp com quase todos os moradores, então fazemos contato por ali, mas como algumas regiões ainda estão sem luz, fica mais complicado”, explica Weizenmann.

Com este caso, a Secretaria Estadual de Saúde reforça a orientação para que a população reforce a atenção logo nos primeiros sintomas e procure uma unidade de saúde imediatamente.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Sintomas da leptospirose

A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida pela exposição à urina de animais, principalmente ratos, infectados. O contágio pode ocorrer a partir da pele, ou mucosas, com água contaminada.

Os principais sintomas da leptospirose são: febre, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo (em especial, na panturrilha) e calafrios. Eles surgem normalmente de cinco a 14 dias após a contaminação, podendo chegar a 30 dias.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Morador é executado com cinco tiros em Criciúma

Segundo informações, a vítima saiu recentemente do presídio e possui passagens por pedofilia e estupro de vulnerável.

Motorista morre após colisão entre caminhões na BR-101, em Içara

O outro condutor ficou gravemente ferido e foi socorrido. Segundo a PRF, o acidente ocorreu no sentido Norte da rodovia.

VÍDEO: Delegado de Criciúma intervém em assalto e mata criminoso

Um policial militar que estava no local tentou desarmar o assaltante, entrando em luta corporal. Houve a intervenção do delegado que foi abordado pelo criminoso momentos antes, no caixa do estabelecimento.

Família informa morte de empresário suspeito de estar com Coronavírus em Criciúma

A vítima estava internada na UTI e ainda aguardava os resultados dos exames de Covid-19