Geral

Rio Maina ganhará Casa da Cultura

Espaço cultural vai funcionar em uma sala na Subprefeitura do Rio Maina

Com o crescimento de Criciúma, a necessidade de criar alternativas culturais se tornou inevitável.  Pensando nisso, a Fundação Municipal de Criciúma (FCC) vai criar uma Casa da Cultura no Rio Maina. O objetivo é unir forças com a comunidade do distrito para divulgar a cultura da comunidade, cuja população ultrapassa 60 mil moradores.

Uma sala na Subprefeitura do Rio Maina já está destinada para a Casa da Cultura. “Vamos contar a história de uma região tão rica culturalmente. Não podemos deixar de lado a cultura de uma comunidade como essa”, ressalta o presidente da FCC, Sérgio Zappelini.

A Casa da Cultura Neusa Nunes Vieira, localizada na Praça Nereu Ramos, conta com um grande acervo histórico. Lá podem ser encontrados fotos e documentos que resgatam a história do município, ressalta Zappelini. “No Rio Maina, será uma extensão deste espaço, mas contendo a história daquela comunidade”, explica.

Para o presidente da FCC, as iniciativas culturais devem invadir os bairros da cidade. “Nós temos que chegar perto das comunidades, ter as instituições como parceiras para promover a história e a cultura de cada localidade”, destaca.

Outro projeto que a Fundação Cultural deverá implantar no distrito é a Feira do Livro. “A exemplo do evento que realizamos anualmente na Nereu Ramos, vamos oferecer aos riomainenses um contato mais próximo com a literatura”.

Lucas Sabino/Decom Prefeitura de Criciúma